A pedido de Humberto, CPI de Morte dos Jovens vai a Pernambuco na sexta-feira

A pedido de Humberto, CPI de Morte dos Jovens vai a Pernambuco na sexta-feira

Humberto diz que Pernambuco precisa reduzir taxa de assassinatos: morrem 11 vezes mais negros do que brancos no EstadoOs senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a elevada quantidade de assassinato de jovens no país irão a Pernambuco no próximo dia 11, sexta-feira, para debater a questão no Estado com autoridades locais e entidades da sociedade civil. A audiência pública, solicitada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), membro da CPI, será realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Participarão do evento representantes da secretaria de Defesa Social, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, movimentos civis pernambucanos de direitos humanos e vereadores de municípios do Estado vinculados às comissões municipais de direitos humanos.

No requerimento apresentado à CPI, Humberto ressaltou que o estado é um dos que apresenta maior índice de assassinato de jovens negros no país, mesmo depois da implantação do Pacto pela Vida. “Apesar de eficiente, o programa não conseguiu reduzir a quantidade jovens assassinados, principalmente negros e pobres. Morreram 11 vezes mais negros do que brancos em Pernambuco. Precisamos entender as causas dessa alta taxa de mortalidade para enfrentá-la com mais sucesso”, avalia.

O senador também demonstra preocupação com os índices alarmantes divulgados pelo Fórum Nacional de Segurança Pública que apontam Pernambuco como a segunda unidade da Federação de risco considerado “muito alto” aos jovens. Em todo o território nacional, fica atrás apenas da Paraíba.

A audiência pública será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Por isso, as pessoas que tiverem interesse em participar, com comentários ou perguntas, poderão fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania, no endereço http://www12.senado.gov.br/ecidadania#, e do Alô Senado, no número: 0800-61 22 11.

Fonte: Assessoria de imprensa do senador Humberto Costa

 

Leia mais:

“É insanidade reduzir a maioridade penal para conter violência”, diz Fátima
Lindbergh elaborará parecer com propostas para reduzir assassinato de jovens
Jovem negro tem 2,5 mais chances de ser assassinado que pessoa branca

To top