Academia da Cidade é destaque na promoção à saúde

Iniciativa exitosa da Prefeitura do Recife, a Academia da Cidade foi um dos grandes destaques da 11ª ExpoEpi – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, encerrada nesta semana em Brasília. Pelo impacto positivo trazido para a qualidade de vida da população da capital pernambucana, o programa recebeu uma homenagem do Governo Federal, que elegeu as cinco melhores práticas de promoção à saúde no Brasil durante o evento. O programa foi criado em 2002, quando o atual senador Humberto Costa foi secretário de Saúde da Prefeitura do Recife.

A deferência ao projeto foi entregue no início deste mês pelo ministro Alexandre Padilha ao secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto. Ela considerou a importância da experiência municipal para a implantação da Academia da Saúde, que se inspira na estratégia recifense e será estendida para todo o País. “Desde que foi criada, a Academia da Cidade tem sido elemento importante de inclusão social e incentivo à adoção de hábitos saudáveis e à prática de atividades físicas na capital pernambucana. Ela traz fortes impactos na saúde da população, reduzindo riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e sedentarismo, entre outras qualidades e melhorias, como a requalificação de espaços públicos. O programa ainda apresenta o diferencial de estar inserido na rede municipal, atuando de forma integrada na atenção básica”, destacou Gustavo Couto.

Após a entrega da homenagem, o secretário destacou a repercussão da Academia da Cidade no restante do País e no mundo. “Já recebemos o Prêmio David Capistrano como ação exitosa por parte do próprio Ministério da Saúde, além do Prêmio Cidades Sustentáveis, concedido em Bogotá, na Colômbia. Além disso, fomos modelo para a implantação do Programa de Atividades Físicas para Comunidades Latinas em San Diego, na Califórnia, no qual também somos consultores”, elencou.

Couto destacou ainda a escolha da iniciativa da Prefeitura do Recife como uma das 50 experiências internacionais bem sucedidas de inclusão social por parte da Universidade de Coimbra, em Portugal. Até o fim do ano, a instituição de ensino superior lusitana deverá publicar um livro em quatro idiomas para divulgar as boas práticas de promoção.

Metodologia – A escolha da Academia da Cidade por parte do Ministério da Saúde como uma das cinco melhores experiências do tipo no País levou em conta critérios como a oferta, a utilização, a cobertura e o impacto do programa. Também foram avaliados aspectos como a obtenção de resultados esperados e se eles eram significativos. Ao todo, foram entrevistados dois mil usuários da iniciativa municipal. Dentre eles, mais de 73% declararam seu grau de satisfação com o programa como alto ou muito alto.

Saiba mais – Prestes a completar 10 anos de existência, a iniciativa municipal promove saúde e qualidade de vida por meio da ocupação de espaços públicos requalificados para a prática de atividades físicas e atividades esportivas, entre outras. Atualmente, conta com 22 polos distribuídos na capital pernambucana. Até 2012, outros 19 núcleos deverão ser inaugurados em parceria com o Governo do Estado. O investimento na empreitada é de aproximadamente R$ 13 milhões.

Fonte: Blog de Jamildo.
Foto: divulgação.

Leia Mais: Academias das Cidades custam menos que leito de UTI

To top