Acessos em banda larga passam de 81 milhões

Quantidade de cidades brasileiras que contam com o serviço 3G aumentou 232%, passando de 681 municípios para 2.261, entre 2010 e 2012.

Os acessos à internet banda larga no Brasil estão crescendo rapidamente, segundo informações da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que apontam mais de 81 milhões de conexões em agosto. Nos últimos doze meses, cerca de 32 milhões de novos acessos foram ativados, o que significa uma nova conexão a cada segundo. Em percentuais, os números representam um crescimento de 64% de ativação em relação ao mesmo período do ano passado.

Só nos primeiros oito meses de 2012, cerca de 21 milhões de acessos à banda larga foram ativados. O número representa um aumento de 57% na comparação com o período de janeiro a agosto do ano passado, quando foram ativados 13,7 milhões de acessos.

Desse total registrado no fim de agosto, 18,9 milhões são de banda larga fixa e 62,4 milhões de banda larga móvel. Nesse último segmento, o número de conexões dobrou nos últimos doze meses. Segundo a pesquisa, o uso de internet em celulares teve crescimento de 97%.

Segundo dados de julho deste ano, do Ministério das Comunicações, a quantidade de cidades brasileiras que contam com o serviço 3G aumentou 232%, passando de 681 municípios para 2.261, entre 2010 e 2012. Apenas no ano de 2011, 6 milhões de domicílios em todo o Brasil passaram a contar com serviço de internet rápida. A meta do governo é cobrir 70% das casas brasileiras até 2015.

Smartphone

Para ampliar o acesso da população à banda larga móvel, a produção e venda de smartphones fabricados no Brasil terão redução de impostos, que vai levar à queda de quase 10% no preço do aparelho ao consumidor, segundo prevê o Governo Federal.  A desoneração de PIS e Cofins foi determinada pela Lei 12.715/2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

Os celulares devem ter determinadas especificações técnicas, com acesso a redes wi-fi e internet 3G ou superior. Os equipamentos também terão um valor máximo, a ser definido, que deverá ser de, aproximadamente, R$ 900.

A lei também prevê a ampliação da infraestrutura e a melhora da oferta de banda larga com isenção de impostos para a venda ou aluguel de máquinas e materiais de construção para a criação de estações terrenas de satélites usadas na implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Outra medida para inclusão digital é o projeto Banda Larga 0800, que permite usuários de smatphones e tablets acessarem de graça alguns sites da internet, sem a necessidade de ter um pacote de dados contratado. Os provedores dos conteúdos é que vão pagar pelo acesso ao site. As páginas online que poderão ser acessados gratuitamente serão identificadas pelo endereço terminado com a extensão “0800.br”.

Ainda dentro do PNBL, um acordo entre o Governo Federal e as empresas de telefonia permitiu a oferta da banda larga popular, com conexão de velocidade de 1 megabit por segundo por R$ 35 mensais. Em agosto, um total de 1.842 cidades, em 25 estados e no Distrito Federal, já contavam o serviço. O objetivo é que todos os municípios brasileiros sejam atendidos até 2014.

Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai monitorar a qualidade da banda larga – mais de 45 mil usuários já se inscreveram para participar do projeto de avaliação, e 12 mil serão sorteados. Os escolhidos vão receber uma espécie de modem chamado de whitebox, que enviará os dados da conexão para a entidade aferidora, empresa que deve garantir a medição com transparência e imparcialidade. Segundo a Anatel, o equipamento não interfere na conexão, não coleta dados de navegação do usuário e não terá nenhum custo para instalação.

A velocidade instantânea não pode ser menor do que 20% da velocidade máxima contratada pelo assinante em 95% das medições. A meta de 20% é válida até outubro deste ano. Nos próximos doze meses, será de 30% e, a partir de 2014, 40%. Para a velocidade média, que é resultado de todas as medições realizadas no mês, a meta inicial é de 60%, até outubro de 2012. Nos doze meses seguintes, será de 70% e, a partir de então, 80%. Serão consideradas, para o cálculo dos indicadores de cada prestadora, as medições feitas no período de maior tráfego, entre 10h e 22h.

Embora as inscrições já tenham superado em quase 400% a necessidade de voluntários, alguns estados ainda não atingiram a meta de inscrição de voluntários. Quem não for escolhido agora pode ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, sem necessidade de novo cadastramento. Haverá renovação de 25% da base de voluntários todo ano.

Serão monitorados indicadores como velocidades de upload e de download, latência, variação da latência (ou jitter) e perda de pacotes. O Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, divulgado pela Anatel em outubro de 2011, estabelece padrões de qualidade para o serviço.

Com informações de agências de notícias

Leia mais:

Governo quer garantir qualidade da internet banda larga no País

Mais de 1.800 cidades já têm acesso à banda larga popular


To top