Afrodescendentes receberam 440 mil bolsas do ProUni

Reserva de bolsas às pessoas autodeclaradas pardas ou pretas é parte da legislação que criou o programa

O Programa Universidade para Todos (ProUni) já contemplou 440 mil estudantes afrodescendentes (negros e pardos) em todas as regiões brasileiras. No total, o programa concedeu 919 mil bolsas de estudos desde seu início, em 2005, até o segundo semestre de 2011. Foram 619 mil bolsas integrais e 300 mil parciais. Atualmente, cerca de 500 mil bolsas estão em utilização por estudantes brasileiros. A finalidade do ProUni é facilitar o acesso ao ensino superior, com a concessão de bolsas de estudos a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas.

A reserva de bolsas às pessoas autodeclaradas como pardas ou pretas é parte da legislação que criou o programa (Lei nº 11.096/2005). O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos e pardos em cada estado, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cotista precisa se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa para conseguir a bolsa. 

 

Como concorrer a uma bolsa do ProUni

1) O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, sempre no primeiro e segundo semestre

2) O candidato não pode ter diploma de curso superior

3) O estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior ao da realização do processo seletivo, e precisa ter alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas/áreas de conhecimento

As bolsas integrais destinam-se aos candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As parciais podem ser concedidas para os que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Mais informações aqui:

Em Questão

To top