Alteração do Simples prejudicará empresas com maior faturamento, diz Pimentel

Alteração do Simples prejudicará empresas com maior faturamento, diz Pimentel

Pimentel: não querem aumentar os impostos das grandes empresas, mas querem aumentar os das pequenas empresas, que geram mais emprego“Se o relatório da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) for aprovado como está, as empresas com maior faturamento terão dificuldade de permanecer no Simples”. A afirmação é do senador José Pimentel (PT-CE), ao participar, nesta sexta-feira (24/6), do IX Encontro Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (FestMicro), no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza.

Segundo Pimentel, o projeto (PLC 125/2015 – Complementar) aprovado pela Câmara dos Deputados no ano passado, com apoio da presidenta Dilma Rousseff, manteve a atualização das faixas de enquadramento do Simples Nacional pela inflação. No mesmo ano, o texto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, sem modificações.

De acordo com José Pimentel, ao chegar ao Plenário, nesta semana, a relatora do projeto, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), apresentou modificações ao texto, retirando a atualização da inflação e aumentando a carga tributária para a faixa mais elevada do simples (acima de R$ 3,6 milhões até R$ 4,8 milhões), nos setores do comércio, indústria, serviços e prestadores de serviços. “Não querem aumentar os impostos das grandes empresas, mas querem aumentar os das pequenas empresas, que geram mais emprego. Essa alteração vai prejudicar a permanência desses grupos no Simples”.

Quando for aprovada no Senado, a nova redação do projeto voltará à Câmara dos Deputados. “Vamos trabalhar para que o texto aprovado pela Câmara seja mantido, fazendo justiça aos empreendedores desta faixa do Simples”.

A presidente da Femicro-Ce, Dalvani Mota, ressaltou que neste momento de crise econômica é importante que os micro e pequenos empreendedores recebam mais apoio e incentivos, e não retrocessos. “Queremos mais acesso ao crédito e a políticas públicas. Não precisamos de arrocho e sim de mais apoio. Pois é este setor que mais movimenta a economia e gera mais empregos”, disse a presidente.

FestMicro

O FestMicro foi organizado pela Federação das Associações de Microempresas e Empresa de Pequeno Porte no Ceará (FEMICRO-CE).

 

Leia mais:

Texto que atualiza regras do Simples Nacional pode melhorar, diz Pimentel

To top