Ana Rita destaca Pronacampo em discurso no Senado

“Esta é uma reivindicação antiga dos movimentos sociais. E foram esses movimentos sociais que contribuíram para a formação do Pronacampo”, disse

O Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) foi tema de discurso da senadora Ana Rita nesta quarta-feira (28/03) no Plenário do Senado Federal. O programa pretende dar tratamento diferenciado para a educação no campo, qualificando e evidenciando as peculiaridades dos estudantes das áreas rurais. “Esta é uma reivindicação antiga dos movimentos sociais. E foram esses movimentos sociais que contribuíram para a formação do Pronacampo”, disse.

Ana Rita informou que 23,18% da população com mais de 15 anos que vive no campo é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. “Serão programas específicos que oferecerão cursos de qualificação profissional e escolarização de jovens agricultores que não concluíram o ensino fundamental. Pela primeira vez, nosso Governo está reconhecendo a diferenciação de tratamento que é exigida para o povo que vive no campo.”

O programa terá o Livro Didático do Campo. Serão cerca de 12,4 milhões de livros didáticos para 3 milhões de alunos, em 73 mil escolas rurais. “Nada mais justo que ter livros e professores voltados exclusivamente para este público, um público especial: a área rural. Essa era uma das principais reivindicações dos movimentos sociais.”

Ana Rita destacou também que os agricultores receberão bolsas mensais e terão de cumprir 75% da frequência escolar. O objetivo é formá-los em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade nas pequenas propriedades e garantir a distribuição de renda. O Pronacampo também pretende atender as escolas quilombolas.

O Pronacampo baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promoverá a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.

O programa também prevê a construção de três mil escolas, todas adaptadas à realidade de cada região. As obras chegarão às escolas no próximo ano. Para melhorar o transporte escolar, o programa prevê a compra de oito mil ônibus escolares, duas mil lanchas e 180 mil bicicletas.

“O Pronacampo, juntamente com outros programas do governo federal, tornará o campo um lugar com qualidade para os agricultores criarem seus filhos.”

Assessoria de Imprensa da senadora Ana Rita

Leia a íntegra do discurso da senadora Ana Rita

To top