Ana Rita faz prestação de contas do mandato

A senadora Ana Rita (PT-ES) prestou contas dos seus dez meses de mandato no Senado Federal na sexta-feira (18/11) no município de Vila Velha, para uma plenária de cerca de 200 pessoas de diversas regiões do Espírito Santo.

O evento contou ainda com a presença da ministra de Política para as Mulheres, Iriny Lopes, do vice-governador, Givaldo Vieira, do prefeito de Vitória, João Coser, dos deputados estaduais, Roberto Carlos e Lúcia Dornellas, do ex-presidente da Fundação do Economiários Federais (FUNCEF), Guilherme Lacerda e do presidente do PT de Vila Velha, Paulo Coutinho.

“O ato de prestar contas é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que se tem a oportunidade de compartilhar as realizações, também é uma maneira de demonstrar transparência à sociedade daquilo que temos feito e desenvolvido em favor da melhoria das condições de vida da população”, disse a senadora.

Iriny afirmou que o mandato de Ana Rita é motivo de orgulho para o ES e para o Brasil. “Ana Rita já marcou seu espaço no Senado com a escolha dos seus principais temas de atuação e seu trabalho firme e determinado nas comissões”, disse a ministra ao destacar a atuação da senadora na Comissão Especial que discutiu a Reforma Política na casa, considerada por ela tema da mais alta importância para o futuro do país. “O que temos visto é uma militante popular firmar-se no cenário político nacional com muita seriedade, competência e transparência”, elogiou Iriny.

Givaldo também parabenizou a senadora pelo mandato e agradeceu a parceria, do seu empenho na defesa dos interesses do Espírito Santo no Congresso Nacional num momento em que o estado é atingido por ameaças que podem colocar em risco suas finanças, tanto no que se refere à redistribuição dos royalties do petróleo, quanto nas propostas de Reforma Tributária.

Em sua apresentação, Ana Rita posicionou a atuação no Senado ao afirmar seu compromisso com a área social, com foco nos segmentos mais vulneráveis da sociedade, e da contribuição que tem dado no sentido de garantir sustentabilidade ao projeto de país capitaneado pela presidenta Dilma, que tem como meta o aprofundamento e ampliação das conquistas dos oito anos do governo do presidente Lula.

Tal compromisso está expresso em sua atuação parlamentar. Em apenas dez meses de mandato, Ana Rita foi eleita uma das vice-líderes do PT no Senado e é considerada referência da bancada petista para a área social.

Dos 55 projetos relatados em 2011, 78% está ligado à área social e aos direitos humanos. Entre eles destaca-se: o projeto de lei que instituiu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o projeto que cria benefício previdenciário às donas de casa, o projeto que estabelece cotas sociais e étnicas em universidade federais, entre outros.

Ana Rita ainda apresentou treze projetos de lei no Senado (PLS), a maioria deles ligada à ampliação de direitos às mulheres, aos trabalhadores e trabalhadoras e à agricultura familiar. Vale destacar que a média de projetos apresentados no Senado é de 8,41% por senador. Além da área social, seu foco prioritário, Ana Rita também tem se dedicado aos temas do desenvolvimento, sustentabilidade, infraestrutura, mobilidade , cultura, educação e ciência e tecnologia.

Wanderson Mansur

Assessoria de Imprensa da Senadora Ana Rita

To top