Ângela cobra do governo retomada imediata das obras do Linhão de Tucuruí

Ângela cobra do governo retomada imediata das obras do Linhão de Tucuruí

Ângela: Roraima não pode mais ficar desconectada do sistema elétrico do PaísDevido a problemas com licenciamento ambiental, a concessionária responsável pelo Linhão de Tucuruí, empreendimento que ligará o estado de Roraima ao Sistema Nacional de Distribuição de Energia, desistiu de dar continuidade às obras do empreendimento. Em discurso da tribuna do Senado, a senadora Ângela Portela (PT-RR) cobrou uma solução do governo federal.

“Porém, queremos uma solução imediata para a obra do Linhão de Tucuruí, pois entendemos que os problemas que entravam esse empreendimento não são de ordem econômica, mas sim de caráter ambiental e jurídico”, disse a parlamentar. Ela acrescentou entender o momento de dificuldade pelo qual passa o governo e que quer ajudar o País a superar os problemas econômicos.

As obras do Linhão estão paralisadas desde o impasse que envolve os povos indígenas da reserva Waimiri Atroari, que fica na divisa entre os estados do Amazonas e de Roraima. Segundo o entendimento da Justiça Federal, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não consultou os indígenas que vivem em Waimiri e a obra poderia ser nociva às comunidades que ali vivem. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai). Com isso, o edital do Linhão de Tucuruí foi anulado.

“Tivemos uma reunião na sexta-feira passada, com a presença da governadora e de alguns parlamentares federais, e ficou muito clara a necessidade de nós pressionarmos os órgãos públicos, a Funai, os Ministérios de Minas e Energia e da Justiça, o governo federal, para que resolva essa situação o mais rapidamente possível”, afirmou Ângela.

Roraima é o único estado brasileiro que não está ligado ao sistema nacional interligado de energia elétrica. Segundo a senadora petista, tal problema de insuficiência energética inviabiliza a elevação da produção, gera empobrecimento da população e a estagnação da nossa economia.

 “Não se trata apenas de imposição da vontade. A população de Roraima vive uma situação de total precariedade, com a falta constante de fornecimento de energia elétrica. Submetidos a um sistema instável, convivemos com quedas de luz e apagões. Isso aflige os moradores, os produtores e as autoridades”, explicou a parlamentar.

Ainda de acordo com ela, a bancada federal do Estado lutará “até as últimas consequências” para que o Linhão seja concluído.

 

Leia mais:

“Não queremos que a União carregue Roraima nas costas”, diz Ângela Portela

To top