Ângela:nova competência da União na segurança corrige omissão da Constituição

Ângela:nova competência da União na segurança corrige omissão da Constituição

 

Ângela: “O Constituinte incluiu a saúde e a educação nas competências comuns dos entes federados, mas esqueceu de incluir a segurança pública”Para a senadora Ângela Portela (PT-RR), a aprovação da PEC  da Segurança Pública (PEC 33), que inclui o item entre as competências da União, estados e municípios, corrige uma omissão do texto constitucional. “O Constituinte incluiu a saúde e a educação nas competências comuns dos entes federados, mas esqueceu de incluir a segurança pública, tão vital no dia a dia da população e do povo”, avaliou a parlamentar, em pronunciamento nesta terça-feira (22).

Ângela estava em missão oficial na última quarta-feira (16), quando o texto foi aprovado e, por isso, precisou falar agora sobre o tema “ uma iniciativa parlamentar que considero fundamental para ajudar a equacionar o problema crônico da segurança pública em nosso País”, afirmou.

A questão da violência precisa ser abordada como questão de toda a sociedade, já que é uma doença endêmica, que precisa de políticas públicas para ser combatida. Assim, segundo ela, compartilhar a responsabilidade pelo enfrentamento do problema é a única alternativa possível.

“No meu estado de Roraima, a realidade não é muito diferente dos outros estados do Brasil. Também sofremos com a violência crescente, com o tráfico de drogas e com a superlotação dos presídios”, explicou, antecipando que a governadora Suely Campos se reunira nesta quarta-feira (23) com uma equipe do Ministério da Justiça para discutir a implementação em  Roraima do Centro Integrado de Segurança Pública, nos moldes dos centros que funcionaram nas cidades-sede da Copa do Mundo, em 2014. “Ações como essas serão cada dia mais rotineiras, a partir da instituição da segurança pública como competência comum entre os entes federados”, comemorou

Leia mais:

Governo vai criar centros integrados de segurança pública em 15 capitais

Senado aprova que União também passe a responder pela segurança pública

 

 

To top