Aníbal atua em inauguração de obras determinantes para o Acre

Coordenador da bancada federal do Acre, o senador Aníbal Diniz (PT) participou no último final de semana de uma intensa agenda com o governador Tião Viana na "Caravana da União", que percorreu municípios ao longo dos quase 700 quilômetros da BR 364 que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

Integrada por prefeitos e secretários de Estado, a caravana percorreu durante dois dias, sábado e domingo, os municípios de Bujari, Sena Madureira, Manuel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O senador acompanhou os investimentos do governo do Estado, entre eles o programa Ruas do Povo e o Programa de Piscicultura, e participou da entrega de obras determinantes para a região: a recuperação da BR 364, no trecho do Rio Liberdade-Rio Juruá, a inauguração do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, e a inauguração oficial da Ponte da União, em Cruzeiro do Sul, uma das obras mais esperadas pela comunidade da região.

“Nós vimos muita alegria por onde passamos. O governo tem feito investimentos em todas as áreas e a população tem se mostrado satisfeita. É um orgulho participar de um momento como esse, em que vemos investimentos e esforços para realizar sonhos”, disse Aníbal Diniz.

No sábado pela manhã, o senador participou da entrega do trecho recuperado de 70 quilômetros da rodovia BR 364, entre Rio Liberdade-Rio Juruá. Ele elogiou a iniciativa do Estado e lembrou as dificuldades de construir na região. “Vivemos em uma região de difícil acesso e construir aqui também é um desafio”, destacou.

Saúde – Em Cruzeiro do Sul, à noite, o senador participou da inauguração do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá. A obra foi iniciada na gestão do ex-governador Binho Marques, do PT, e entregue agora à população pelo governador Tião Viana, na presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em um discurso firme, o senador Aníbal Diniz falou da importância da parceria com o governo federal para a realização da maternidade, que é uma referência na Amazônia. “É importante destacar o respeito, o empenho e o comprometimento do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma para tornar possível a realização de uma obra dessa magnitude”, afirmou.

A maternidade conta com salas de parto diferenciadas. Uma delas é a do parto na rede, feita para atender mulheres indígenas, cujo costume é ter o parto em pé, com o apoio de uma rede. Outro diferencial é o parto na água, um tipo de parto que geralmente só é oferecido em clínicas particulares.

O governador Tião Viana explicou a importância e a dificuldade de contar com um médico neonatologista na equipe. “No Brasil temos 5,6 mil municípios e nem 300 deles contam com esse especialista. Nós conseguimos, com a graça de Deus, trazer um para o Acre, e ele já se comprometeu a treinar os colegas para melhorar ainda mais o atendimento que será prestado”, disse.

Ponte da União – No domingo, também em Cruzeiro do Sul, o senador Aníbal Diniz esteve presente em um momento histórico para o Acre. Juntamente com o governador, com o senador Jorge Viana (PT-AC) e com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, Aníbal Diniz participou da inauguração oficial da Ponte da União, sobre o Rio Juruá. “Essa ponte representa uma iniciativa muito importante que vai mudar radicalmente a vida do nosso povo do Vale do Juruá e, principalmente, de Cruzeiro do Sul”, afirmou Aníbal Diniz.

O senador recebeu, em nome de Binho Marques, uma placa em homenagem ao ex-governador pelo reconhecimento de seu esforço para a realização da obra. Aníbal Diniz reafirmou seu compromisso com a região e seu comprometimento no trabalho como senador pelo Acre. “Estou muito feliz por fazer parte da historia do meu Estado e serei sempre grato ao povo do Juruá por essa condição”, disse.
O momento mais esperado da cerimônia aconteceu às 22h50, quando as luzes da ponte foram acesas e revelaram detalhes da obra.

A Ponte da União é a maior ponte do Acre, uma das mais modernas do Brasil e a única do país preparada para suportar abalos sísmicos. Tem 550 metros de extensão e liga o centro de Cruzeiro do Sul ao bairro Miritzal. Tem ainda uma conexão direta com a BR 364 por meio de uma variante de doze quilômetros que está em pavimentação. Ao total, são quatro pistas para veículos e duas passarelas para pedestres.

“A ponte é um marco da integração do Estado do Acre”, destacou o senador. Antes dela, o Rio Juruá representava uma barreira natural que dificultou, por anos, o acesso aos serviços básicos e essenciais a muitas famílias que, ainda que estivessem a pouca distância do centro de Cruzeiro do Sul, se encontravam isoladas.

Moradores do bairro Miritizal tinham dificuldades para serem socorridos ou resgatados, pois não podiam contar com as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a Samu. Os carros da polícia também só podiam chegar ao Miritizal e Lagoa se atravessassem o rio em balsas.
O senador também destacou a tecnologia utilizada na construção da obra. “Como Cruzeiro do Sul é a região do Estado do Acre mais sujeita a sofrer abalos sísmicos, a ponte do Rio Juruá foi projetada com tecnologia para absorver esses impactos”, ressaltou.

Diretório – Também no domingo, o senador Aníbal Diniz e o presidente estadual do PT, Léo de Brito, se reuniram com representantes do Diretório Municipal de Mâncio Lima. O encontro marcou a primeira visita de um Senador da República ao diretório. “Sou senador graças ao meu partido, e, por isso, estarei sempre pronto para dialogar e ajudar no que for possível a executiva municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores”, afirmou Aníbal Diniz.

A presidente do PT em Mâncio Lima, Joyce Mota, disse que a visita aumenta ainda mais a confiança do partido no senador. “É uma visita histórica, é a primeira vez que um senador senta e ouve o Diretório Municipal de Mâncio Lima. Ele está de parabéns pela atitude”, afirmou.

Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz
Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top