Aníbal Diniz espera que RIO + 20 produza ações concretas

Aníbal Diniz chamou a atenção dos colegas para a importância da Conferência das Nações Unidas Rio + 20.

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) chamou a atenção, nesta terça-feira (12/06), para a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), para a discussão sobre os rumos da sustentabilidade do planeta. Aníbal classificou o tema como “um dos maiores desafios da humanidade em todos os tempos”. 

O senador mostrou expectativa de que os países participantes do evento das Nações Unidas, que será aberta nesta quarta-feira (13/06), apresentem propostas concretas para mudar o padrão de desenvolvimento e deter a deterioração do meio ambiente.

“Apesar dos alertas da comunidade científica, ainda assim não vislumbramos espaço para propostas concretas de compromisso mundial com a sustentabilidade. Enfrentamos hoje uma série de problemas com a crise que atinge os países desenvolvidos, especialmente Estados Unidos e Europa, o que, de fato, poderá contribuir para travar decisões mais práticas na Rio+20”, disse Aníbal.

O senador teme que a crise mundial reduza o entusiasmo pelo enfrentamento das questões ambientais. Mas, alertou que o problema é urgente e exige ações objetivas ainda que impopulares.

“Temos esperança de que a Rio+20 represente um momento de um processo político global de transformação. Não podemos desconsiderar o mérito de que, mais uma vez, temos parte na comunidade internacional para discutir o futuro do planeta”, afirmou.

Aníbal Diniz espera que, na reunião de cúpula, sejam estabelecidos novos indicadores de desenvolvimento que possam ir além da medição do Produto Interno Bruto (PIB) e incluam indicadores sociais. Além disso, mostrou expectativa de que os países desenvolvidos ratifiquem o Protocolo de Kyoto. Para ele, o Brasil reúne todas as condições para ser protagonista na discussão da sustentabilidade.

“O Brasil está fazendo sua parte, e o apelo que será feito na Rio+20 é para que as demais nações também façam sua parte para que a gente tenha um planeta sustentável”, enfatizou.

Com informações da Agência Senado

 

Leia a íntegra do discurso do senador Aníbal Diniz

To top