Antes de Lula e Dilma, os malfeitos eram varridos para debaixo do tapete

Antes de Lula e Dilma, os malfeitos eram varridos para debaixo do tapete

Com Lula e Dilma, o combate à corrupção tornou-se, pela primeira vez na história, uma ação permanente do Estado. Antes, eram raras as manchetes de jornais denunciando escândalos, porque os malfeitos eram quase sempre varridos para debaixo do tapete ou engavetados. E você nem ficava sabendo. A partir da chegada de Lula à Presidência, em 2003, a prevenção e o combate à corrupção tornaram-se prioridade, por meio da ação articulada entre diversos órgãos do governo federal, com transparência e incentivo à participação da sociedade civil.

Medidas efetivas começaram a ser tomadas, e não pararam mais. Algumas delas:

– a criação da Controladoria-Geral da União (CGU);

– o fortalecimento, a modernização e a independência da Polícia Federal;

– a autonomia do Ministério Público, com o Procurador-Geral da República sendo escolhido pela própria categoria, em votação direta, e não mais por decisão pessoal do presidente da República;

– a criação do Portal da Transparência…

Os resultados não demoraram a aparecer, estampados nas manchetes dos jornais. Investigações, prisões, quadrilhas e cartéis desbaratados, servidores públicos punidos, milhões e milhões de reais devolvidos aos cofres públicos. Ações concretas de combate à corrupção tornaram-se públicas, dividindo espaço com denúncias muitas vezes precipitadas e equivocadas – porque a imprensa está sujeita a erros e “condena” por antecipação pessoas que mais tarde se revelam inocentes, como demonstra mais de um caso recente.

Com informações do Instituto Lula

Para mais informações, acesse:
http://www.brasildamudanca.com.br/combate-corrupcao/combate-corrupcao

To top