Aprovado projeto que defende redução gradual de gordura trans nos alimentos

Aprovado projeto que defende redução gradual de gordura trans nos alimentos

Projeto de Paulo Paim passou pela Comissão de Assuntos Sociais e segue para a Comissão de AgriculturaA Comissão de Assuntos Sociais aprovou, nesta quarta-feira, projeto (PLS 181/2007) do senador Paulo Paim (PR-RS), que, originalmente, pretendia proibir a produção de alimentos com gordura hidrogenada – mais conhecida como gordura trans. O relatório aprovado ameniza um pouco a proposta de Paim e prevê a redução gradual dos teores dessa gordura nos alimentos industrializados.

O texto, que segue  agora para análise da Comissão de Agricultura, propõe que o escalonamento do percentual de gordura trans seja feito por autoridades sanitárias em função do tipo de alimento.

 

“No início, defendi com intransigência a eliminação imediata da gordura trans, mas depois, cedi ao princípio da razoabilidade e aceitei que era necessário aprofundar o debate. A partir daí, acatei a ideia de que a redução gradual é uma boa alternativa”, esclareceu Paim.

 

Ele explicou que a ideia de combater o consumo de gordura hidrogenada vem do consenso de que ela é altamente prejudicial à saúde. O consumo excessivo reduz o chamado colesterol “bom” e aumenta o “ruim”. A consequência são as doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

 

As gorduras trans são produzidas industrialmente por meio do processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais líquidos. A hidrogenação parcial de óleos vegetais resulta em gorduras semissólidas, adicionadas aos alimentos devido a sua capacidade de prolongar a vida de prateleira dos produtos; de melhorar a estabilidade da gordura durante a fritura; e de aumentar solidez e a maleabilidade de produtos de confeitaria.

 

Atualmente, a gordura vegetal parcialmente hidrogenada é utilizada em margarinas, óleos para cozinhar e vários alimentos processados, tais como bolos, biscoitos, sorvetes e batatas-fritas. Os alimentos contendo gordura vegetal parcialmente hidrogenada contribuem com mais de 90% da ingestão diária de ácidos graxos trans.

 

 

Fundos de Pensão

A Comissão também aprovou projeto que pretende reduzir a influência política nas indicações para os colegiados dos fundos de pensão públicos e garantir mais profissionalismo da gestão.

 

O PLS 388/2015, que ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça prevê, entre as propostas de alteração: Para isso, faz quatro propostas de alteração: i) Alternância na presidência do conselho deliberativo e fiscal dos fundos de pensão entre representantes das patrocinadoras e dos participantes/assistidos; ii) Processo seletivo de escolha da diretoria-executiva conduzida por comitê formado por membros do conselho deliberativo e por um especialista de notório saber iii) Quarentena de doze meses sem ter exercido função político-partidária para membro do conselho ou diretoria executiva.

 

Giselle Chassot

 

Conheça o projeto do senador Paulo Paim

 

 

To top