Autoridades internacionais elogiam conquistas do Brasil; imprensa escamoteia

Programa petista tem sucesso de alcance globalMais que estranho – é incompreensível –  por que as poucas empresas que controlam a indústria de mídia no Brasil teimam em ocultar o reconhecimento ao êxito do Bolsa Família. Nas duas últimas semanas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) , Christine Lagarde,  o presidente da World Food Prize Foundation,  Kenneth M. Quinn, e a presidenta da Câmara dos Deputados da Itália, Laura Boldrini, reconheceram publicamente o sucesso do programa brasileiro, citando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos homens públicos mais comprometidos com o fim da miséria e da fome no mundo. Enquanto isso, na mídia brasileira, pouca ou nenhuma informação a respeito desses dois reconhecimentos chegou à primeira página – pior, sequer foi noticiada.

A omissão encontra explicações no “complexo de vira-lata”, expressão criada pelo jornalista, escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, segundo a qual o brasileiro sempre se coloca em inferioridade aos demais cidadãos do mundo, mas encontra respaldo principalmente na deliberada ação conjunta dos maiores veículos de informação do Brasil de censurar informações que comprovem êxitos dos governos petistas.

Kenneth Quinn, que por 32 atuou no Departamento de estado norte-americano, preside hoje uma instituição respeitada por premiar cidadãos que mais contribuem para o combate à fome no mundo declarou. No encerramento da 39ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e  Agricultura (FAO), em Roma, Quinn não poupou elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua determinação em reduzir a fome e a miséria, chamando-o de “o maior e mais apaixonado lutador contra a fome no mundo”. Nos jornais brasileiros, nenhuma linha foi publicada a respeito.

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, em visita  recente ao Brasil, comentou a importância de o Brasil ter conseguido fazer funcionar com sucesso programas de uma abrangência enorme a um preço muito baixo, como é o caso do Bolsa Família, que abrange 50 milhões de pessoas e custa apenas 0,5% do PIB.

A deputada Laura Boldrini, que preside a Câmara dos Deputados da Itália, exalta, em postagem no Facebook do final de semana, depois de visitar o Brasil, declarou que “a prova de que a fome pode ser derrotada tem um nome: Bolsa Família”.

Segundo a parlamentar, que esteve no Brasil no mês passado, o programa é a prova de que a política pode realmente melhorar a vida das pessoas. Ela fez questão de se encontrar em Brasília com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, Tereza Campello , em Brasília, e colher subsídios para a  definição de um programa de combate à pobreza que o governo italiano vai anunciar em breve.  Também se reuniu com Lula em São Paulo e definiu o  encontro como “um dos momentos mais significativos da minha viagem à América do Sul”. Na avaliação de Boldrini, Lula transmite uma “energia contagiante” ao falar sobre as conquistas do povo brasileiro e as realizações do governo. De novo, silêncio.

Com informações da Agência PT de Notícias e do Instituto Lula

 

Leia mais:

Ministra Tereza Campello explica como Brasil se tornou exemplo de inclusão

Diretora-gerente do FMI escreve sobre sua visita ao Alemão; imprensa censura

Brasil reduz para 1% o número de crianças vivendo na extrema pobreza

To top