Autoridades vão explicar em audiência pública apagões no Acre, diz Viana

Autoridades vão explicar em audiência pública apagões no Acre, diz Viana

Jorge Viana: “Reunião na próxima quinta-feira (5) vai ocorrer na Assembleia Legislativa de Rio Branco e esperamos a participação da sociedade”Dar uma satisfação para a sociedade acriana a respeito dos sucessivos apagões no estado é o objetivo da audiência pública que acontecerá na próxima quinta-feira (5) na Assembleia Legislativa de Rio Branco. A iniciativa do senador Jorge Viana (AC), primeiro vice-presidente do Senado, vai levar para a audiência representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Operador Nacional do Sistema (ONS), da Eletrobras e da Eletronorte. “A intenção é que esses representantes expliquem, eles mesmos, os problemas e as soluções que serão adotadas para acabar com os apagões no Acre”, afirmou o senador em discurso na tarde desta terça-feira (3). 

Segundo ele, recentemente o estado passou por cinco apagões. Em alguns, o fornecimento de energia só foi retomado seis horas depois. “Vamos ter, também, representantes do Procon. A população e o cidadão saberão a quem recorrer. Vamos poder calcular de quanto foi o prejuízo”, disse Viana.  

O senador criticou, ainda, a distância entre o local de geração de energia e o local do centro de operações. Rondônia tem duas usinas hidrelétricas – Jirau e Santo Antonio – mas o centro de operações fica em Brasília. O mesmo vale, por exemplo, para a primeira região do Tribunal Federal que fica em Brasília. “Temos que mudar isso. O centro de operações no caso das usinas deveria estar em Rondônia”, afirmou. Se esses centros estivessem próximos dos locais onde estão os consumidores, a insatisfação da sociedade poderia ser inexistente. 

Ciência e Tecnologia

 

No dia 9, segunda-feira que vem, Viana estará na Universidade Federal para discutir projeto que regulamenta a ciência e a tecnologia. “O meu mandato e o Senado apoiam essa iniciativa. Não tenho dúvida de que o Brasil dará saltos enormes, transformando conhecimento em bons negócios”, disse, acrescentando: “só temos que ganhar com isso”. 

O senador relatou que, recentemente, esteve na Califórnia e questionou sobre qual modelo foi adotado para transformar o deserto numa próspera área, inclusive referência na área de ciência e tecnologia. A resposta foi investimento nessa área específica, aproximando as empresas das universidades. “No Brasil não é assim. Percebemos que as universidades não têm muros, mas não vemos ao redor dos campis parques industriais”, afirmou. 

No dia 19 será a vez de levar ao estado o ministro do Turismo, Henrique Alves. Ele vai visitar o shopping popular, mas o objetivo é mostrar que o Acre tem potencial turístico mal explorado. “É uma vergonha a impossibilidade do brasileiro de não poder fazer turismo no próprio Brasil”, criticou, embora tenha reconhecido que, ultimamente, algumas companhias aéreas iniciaram a venda de passagens aéreas para o Acre com preços promocionais. 

Retrocesso 

O senador Jorge Viana, ao iniciar seu discurso, disse estar surpreso com a pauta extremamente retrógrada que a Câmara dos Deputados tem adotado. “Me impressiona, parece uma pauta medieval, depois de tantos avanços que conseguimos”, disse ele, ao se referir ao polêmico projeto aprovado que permitirá o porte de armas. 

“Alguns parlamentares querem acabar com o estatuto do desarmamento. Eles querem criar um estatuto do armamento, já que querem permitir que uma pessoa de 21 anos poderá ter porte de arma, e quem teve passagem pela política também. A pessoa poderá ter direito a nove armas”, disse. Segundo Viana, parece que estão preparando o Brasil para entrar numa guerra entre nós mesmos. 

Leia mais:

Viana cobra explicações pelo aumento abusivo do preço da gasolina no Acre
Viana questiona preço das passagens e pede mais transparência às companhias

Empresa ligada à Cemig pode ser punida por apagão

To top