Bahia terá um dos maiores parques eólicos da América Latina, diz Pinheiro

Bahia terá um dos maiores parques eólicos da América Latina, diz Pinheiro

Pinheiro: ainda em 2015, Bahia poderá contribuir com mais de 11 mil MW de energia eólicaEm discurso ao plenário, nesta terça-feira (22), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou o papel da Bahia na produção de energia alternativa – tanto solar quanto eólica. O Estado, aliás, foi o principal destaque do 7º Leilão de Energia de Reserva (LER) com um total de 125 projetos e potência total de 3.998 MW de energia solar – suficiente para abastecer mais de 23 milhões de pessoas.

Segundo Pinheiro, é provável que em 2015 a Bahia consiga contribuir com mais de 11 mil MW de energia eólica. “A Bahia ousou fazer a expansão de sua matriz energética, colhendo do vento a melhor experiência. E aí, bebendo nessa experiência de construir e consolidar parques alternativos, a Bahia se destacou, no último dia 28 de agosto, no leilão de solar, sendo inclusive o Estado com o maior número de ofertas naquele leilão”, disse Walter.

Segundo o parlamentar, o estado nordestino “deu um salto enorme” na produção de energia alternativa a partir de ações dos governos petistas de Jaques Wagner e, agora, de Rui Costa. “Sem dúvida nenhuma, [a Bahia] terá em breve um dos maiores parques eólicos de toda a América Latina”, afirmou o parlamentar.

Pinheiro disse que a Bahia reúne as melhores condições para a adoção das matrizes energéticas solar e eólica, nas regiões onde há poucas nuvens e muito sol durante o dia – ideal para a colocação de placas solares – e ventos fortes à noite.

“E por que juntar, inclusive, essas duas matrizes a estruturas existentes? Porque, se nós plantarmos as placas solares – e o termo “plantar” que eu estou usando é exatamente porque nós precisamos cravá-la no chão –, no lugar onde já temos toda uma estrutura de eólica, nós vamos economizar no uso das linhas de transmissão já existentes”, explicou.

Leia mais:

Pinheiro coordenará desenvolvimento de políticas de energias alternativas

To top