Bancada do PT vai à Justiça para barrar ilegalidade no Ministério da Educação

Foto: DivulgaçãoMarcello Antunes

Bancada do PT vai à Justiça para barrar ilegalidade no Ministério da Educação

Partido quer saber por que
MEC precisa de sucursais O PT quer entender por que o Ministério da Educação precisa de escritórios no Recife e em São Paulo.  A legenda impetrou um Mandado de Segurança Coletivo na última quarta-feira (21), com pedido de liminar, para que o ministro Mendonça Filho explique por que a Pasta precisa de “sucursais” nessas duas capitais – exatamente onde estão as bases eleitorais do ministro, que é pernambucano, e de outros dirigentes. 

No pedido, o PT lembra que não há base legal que autorize a criação de estrutura organizacional, como escritórios de representação, por meio de portaria.  Foi a portaria 1072, de 15 de setembro, que determinou a criação das subsedes. O pedido de liminar quer a suspensão da portaria. 

Sem conversa
Também nesta semana, o líder do PT, Humberto Costa (PE), apresentou requerimento convidando o ministro das Relações Exteriores, José Serra, a explicar a paralisação de serviços essenciais do Itamaraty por conta da greve dos servidores. Humberto reclama que o ministro do governo golpista se recusa a conversar com os grevistas. Eles querem reenquadramento de carreiras. 

Por conta da paralisação, que inclui os trabalhadores do ministério no Brasil e em outros escritórios espalhados pelo mundo, diversos serviços essenciais como emissão de passaportes e certidões de nascimento.  

A gestão de Serra – que não é diplomata de carreira – está se revelando um desastre. Estruturas reconhecidas internacionalmente por sua atuação bem-sucedida estão sendo desmontadas, como a Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária e Combate à Fome (CGFome), órgão criado em 2004 para coordenar ações do governo brasileiro de combate à fome no âmbito internacional. 

 

Giselle Chassot

To top