Bancada petista é destaque no prêmio Congresso em Foco

Bancada petista é destaque no prêmio Congresso em Foco

Os senadores petistas foram os principais destaques do Prêmio Congresso em Foco. Eduardo Suplicy(SP) e Lindbergh Farias (RJ) foram, respectivamente, o segundo e terceiro colocados na categoria senador de destaque. Suplicy obteve 9.021 votos, e Lindbergh, 7.583. O primeiro lugar ficou com o senador pedetista Cristovam Buarque (PDT-DF). E Paulo Paim (RS) venceu em duas categorias: defesa do consumidor e promoção da saúde. Estreante no Senado, Wellington Dias foi o vencedor na categoria Defesa dos Municípios.

A festa de entrega do Prêmio Congresso em Foco aconteceu na noite desta segunda-feira (08/11), em Brasília. É a sexta edição do evento, que reúne os parlamentares que mais se destacaram no ano. A seleção dos escolhidos é feita, numa primeira etapa, pelos jornalistas que acompanham a cobertura do Congresso Nacional.  Nesta edição, 267 profissionais escolheram os deputados e senadores. A lista final foi, então, submetida à escolha popular, por meio dos votos dos internautas. Ou seja, é feita uma pré-seleção pelos jornalistas, mas quem escolhe os vencedores são os leitores do site (www.congressoemfoco.uol.com.br)

Paim é destaque

prmio_CF5Ao lado do líder Humberto Costa (PE), que também ficou entre os mais votados como senador defensor da saúde, Paim disse que dividia o prêmio com toda a bancada petista (além de Humberto, também receberam votações expressivas o senador piauiense Wellington Dias e o deputado Dr Rosinha (PR).

Em entrevista ao PT no Senado, logo após receber seus troféus, Paim disse que os prêmios que recebeu são resultado das causas que defende no Congresso Nacional: “a  defesa do consumidor pega toda a população, principalmente os mais pobres, que têm mais dificuldades para consumir”, disse. Sobre a expressiva votação na categoria “defesa da saúde”, Paim disse que isso representava a valorização de seu trabalho parlamentar na área de seguridade social ou, como ele definiu: “saúde, previdência e assistência social, onde também estão os interesses dos aposentados, dos idosos, dos portadores de deficiência e de todos aqueles que são discriminados”. Sobre a votação também na categoria defesa da cidadania, Paim disse que sua escolha se deve ao fato de que  ele defende a cidadania e a justiça”. No final, declarou: “Homens públicos têm que defender causas,não coisas”.

Natural de Caxias do Sul (RS), 61 anos, é metalúrgico e sindicalista. Está no primeiro ano de seu segundo mandato de senador. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e secretário-geral e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No Congresso, é reconhecido pela atuação em favor do aumento real do salário mínimo, dos aposentados, da população negra e dos excluídos em geral.

Antes de chegar ao Senado, foi deputado federal durante quatro legislaturas seguidas. É autor do Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, e dos Estatutos da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência. Respondeu pela primeira-vice-presidência do Senado entre 2003 e 2005. Atualmente, preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pela quinta vez. Paim também foi indicado pelos jornalistas este ano como um dos melhores senadores e um dos parlamentares que mais se destacaram na defesa da democracia.

Estreante
Em seu primeiro ano no Senado, Wellington Dias buscou um acordo para aprovar a proposta que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo entre os estados e os municípios conforme os critérios aplicados na divisão dos fundos de participação dos estados e dos municípios.

Nascido em Oeiras (PI) há 49 anos, Wellington Dias é bancário e radialista, formado em Letras, com especialização em políticas públicas. Antes de se eleger senador, governou o Piauí por dois mandatos.

Iniciou-se na política como líder sindical. Foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) e do Sindicato dos Bancários do Piauí. Em 1992, elegeu-se vereador em Teresina. Depois de ser deputado estadual, tornou-se o primeiro petista a conquistar uma vaga na Câmara pelo Piauí. O senador também ficou entre os mais votados pelos jornalistas na categoria de Promoção da Saúde. 

Novato
Outro novato no Senado – veterano no movimento estudantil – Lindbergh Farias venceu a votação popular na categoria Parlamentar do Futuro. Ao receber o troféu, disse que se surpreendia com a escolha dos internautas. “Afinal, tenho 42 anos e um filho de 16”, brincou.

Lindbergh recebeu o troféu das mãos do diretor da Ambev Disraelli Galvão Guimarães. O petista travou uma disputa acirrada com o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), que obteve 5.161 votos. A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), com 3.905, o deputado Reguffe (PDT-DF), com 2.952 votos, e o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), com 1.502, completaram o time dos cinco parlamentares com menos de 45 anos que mais se destacaram no Congresso em 2011.

Os cinco foram indicados por 267 jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e que votaram na primeira fase do prêmio. Ele também foi indicado como um dos melhores senadores do ano, na categoria principal. Paraibano de João Pessoa, Lindbergh está em seu primeiro mandato no Senado. Começou sua trajetória política no movimento estudantil. Dois anos depois do movimento dos caras pintadas, elegeu-se deputado federal pelo PCdoB.

Em 1997, Lindbergh assumiu a presidência da União da Juventude Socialista (UJS) e se filiou ao PSTU. Destacou-se na oposição ao governo Fernando Henrique, sobretudo como crítico das privatizações. Filiado ao PT, voltou à Câmara em 2002. Dois anos depois, elegeu-se prefeito de Nova Iguaçu e renovou o mandato em seguida. No ano passado, venceu a disputa para o Senado como o candidato mais votado do Rio de Janeiro. O senador preside atualmente a Subcomissão das Pessoas com Deficiência e tem atuado na defesa dos portadores da Síndrome de Down.

Suplicy recebe o prêmio pela sexta vez
Segundo lugar entre os senadores de maior destaque na opinião dos internautas, o senador Eduardo Suplicy é um veterano nas premiações: seu nome foi indicado em todas as seis edições. Emocionado, ele falou ao PT no Senado sobre sua satisfação pelo reconhecimento do eleitor internauta. “Estou muito feliz por ser citado por aqueles que acessam a internet e se informam por meio do Congresso em Foco no Brasil inteiro”, disse. E emendou: “esse reconhecimento me deixa muito feliz e consciente de que estou cumprindo com meu dever e isso é um estímulo para eu continuar meu trabalho”, disse.

Giselle Chassot com informações do site Congresso em Foco

Veja como ficou a classificação na categoria de melhor senador, conforme a votação dos internautas

Cristovam Buarque  (PDT-DF)    9963 votos
Eduardo Suplicy  (PT-SP)    9021
Lindbergh Farias  (PT-RJ)    7583
Paulo Paim  (PT-RS)    6913
Pedro Simon  (PMDB-RS)    5249
Randolfe Rodrigues  (Psol-AP)    4246
Demóstenes Torres  (DEM-GO)    3970
Ana Amélia  (PP-RS)    3701
Pedro Taques  (PDT-MT)    2940
Rodrigo Rollemberg  (PSB-DF)    2541
Jarbas Vasconcelos  (PMDB-PE)    2460

Total de votos: 58.587

Ouça a entrevista do senador Paulo Paim

{play}images/stories/audio/paulo_paim_001.MP3{/play}

Clique com o botão direito do mouse para baixar o áudio

Ouça a entrevista do senador Eduardo Suplicy

{play}images/stories/audio/eduardo_suplicy_003.MP3{/play}

Clique com o botão direito do mouse para baixar o áudio

Leia mais:

Resultado do Prêmio Congresso em Foco sai hoje

Petistas se destacam no prêmio Congresso em Foco

PT foi o partido mais votado na Câmara e no Senado

Lindbergh também foi escolhido o Parlamentar de Futuro (melhor parlamentar com menos de 45 anos).

To top