Bancadas, ANP e Dilma tratarão de licitação de gás no Piauí

Durante o Seminário Internacional Pré-Sal 2012, realizado no Rio de Janeiro, o senador Wellington Dias (PT-PI) conversou com o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Helder Queiroz, sobre a situação atual da perfuração de um poço estratigráfico no Estado do Piauí, para definir o potencial de produção de gás natural no Estado.

“O objetivo dessa iniciativa é investigar a presença de hidrocarbonetos nos sedimentos da Bacia do Parnaíba, de modo a obter informações capazes de atrair um maior número de interessados em investir nas áreas que serão oportunamente ofertadas na 11ª rodada de licitações”, explicou o senador.

A perfuração do poço deverá ser executada pela Petrobras, com recursos oriundos da cláusula contratual instituída pela ANP, que obriga as empresas concessionárias a investir 1% da receita bruta dos grandes campos de produção em pesquisa e desenvolvimento no setor de petróleo e gás.

O Piauí faz parte da formação geológica da Bacia Sedimentar do Parnaíba, que inclui o Maranhão e uma pequena parte do Tocantins. As primeiras explorações no Maranhão apontaram grande reserva de gás, o que torna ainda maior a perpectiva para o Piauí.

A Agência está planejando a perfuração desse e de outros poços nessa mesma condição. A data de execução desses trabalhos depende, todavia, da definição de prioridades internas da Petrobras.

De acordo com Wellington, a realização da 11ª rodada de licitações já se encontra aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), faltando apenas a autorização da Presidência da República.

O senador informou ainda que, na próxima semana, a presidente da ANP, Magda Chambriard, terá uma reunião com a bancada do Piauí e do Maranhão para tratar da licitação. Também foi solicitada uma agenda com a presidenta Dilma Roussef para tratar da liberação da 11ª rodada, do gasoduto que passará pelo Piauí, Maranhão e Ceará e do leilão da hidrelétrica da Bacia do Parnaíba.

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top