Banda larga popular começa em 344 cidades

O acesso à Internet em banda larga, com assinatura mensal de R$ 35 e velocidade de 1Mbps começa a ser ofertado em 344 cidades do País desde o fim de semana, segundo informações do Ministério das Comunicações. Na próxima semana, o ministério vai divulgar a lista completa dos municípios onde já está sendo oferecida a banda larga a preços populares.

As empresas Oi, Telefonica, Algar Telecom e Sercomtel  confirmaram o início das ofertas, encaminhando a lista de municípios a serem atendidos nesta primeira fase.

A princípio, serão atendidos com a oferta de banda larga 344 municípios. A expectativa é que, até o final deste ano, 544 municípios brasileiros já disponham de banda larga de 1 Mbps a R$ 35,00. Também serão iniciadas as ofertas de atacado dos termos de compromisso, destinadas a pequenos prestadores e a municípios, que, em um primeiro momento, cobrirão 982 municípios do País.

Os Termos de Compromisso determinam que as empresas não poderão fazer venda casada, ou seja, obrigar o consumidor a comprar outro produto além da conexão à internet. No entanto, as empresas poderão ofertar internet móvel onde não for possível através da fixa. “Esta foi uma grande vitória do governo e setor privado em benefício do cidadão que hoje não dispõe de acesso à internet rápida”, afirmou Paulo Bernardo.

Em julho e agosto, as empresas de telefonia móvel, TIM e Claro, também anunciaram adesão ao PNBL. A expectativa da TIM é contemplar 1.000 cidades do País até 2012 com o plano criado pela empresa especialmente para esta parceria com o governo federal. Já a Claro, na data da assinatura de adesão declarou o início imediato da oferta à internet rápida a preços populares.

Na próxima semana, o Ministério das Comunicações vai divulgar a lista completa dos municípios onde já está sendo oferecida a banda larga a preços populares.

Entenda os principais pontos do serviço de banda larga popular na página do Ministério das Comunicações.

Entenda os principais pontos do serviço de banda larga popular na página www.mc.gov.br.

Ministério das Comunicações

To top