Brasil 247: riqueza dos 1% mais ricos supera a de 99% da população mundial

Brasil 247: riqueza dos 1% mais ricos supera a de 99% da população mundial

Relatório mostra que o fosso entre a parcela dos mais ricos e o resto da população aumentou de forma dramática nos últimos 12 mesesRelatório de uma das mais sérias organizações internacionais, a Oxfam, divulgado nessa segunda-feira (18) revela que a desigualdade atingiu níveis alarmantes em todo o mundo. Dados comprovam que o patrimônio do pequeno grupo de bilionários que compõem o 1% mais rico do mundo, do qual fazem parte empresários como Bill Gates, Carlos Slim, Warren Buffett e o brasileiro Jorge Paulo Lemann, já é maior do que a riqueza de 99% da população mundial.

 

“O fosso entre a parcela dos mais ricos e o resto da população aumentou de forma dramática nos últimos 12 meses”, diz relatório da ONG britânica intitulado Uma economia a serviço de 1%.

 

“No ano passado, a Oxfam estimava que isso fosse ocorrer em 2016. No entanto, aconteceu em 2015, um ano antes”, destaca no texto.

 

Para mostrar o agravamento da desigualdade nos últimos anos, a organização estima que “62 pessoas têm tanto capital como a metade mais pobre da população mundial”, quando, há cinco anos, era a riqueza de 388 pessoas que estava equiparada a essa metade.

 

A dois dias do Fórum Econômico Mundial de Davos, onde vão se encontrar os líderes políticos e representantes das empresas mais influentes do mundo, a Oxfam pede a ação dos países em relação a essa realidade.   Confira a íntegra da matéria no Brasil 247     Leia mais:   Conselho do PT deve propor à Dilma reduzir juros e taxar grandes fortunas     “Todo o mundo desenvolvido tributa mais o lucro do que o Brasil”, afirma especialista

To top