Brasil alcança 75 milhões de acessos à banda larga em maio

Maior parte dos acessos, - 75,2% - foi por conexões móveis, como modems e smartphones, que representam 56,4 milhões de conexões.

O total de acessos à internet, por meio de conexão banda larga no País, somou 75 milhões em maio deste ano, com um crescimento de 74% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), desde o início do ano, foram ativados 15,4 milhões de novos acessos fixos e móveis à internet rápida.

A banda larga móvel cresceu 114,6% nos últimos 12 meses, alcançando 56,4 milhões de acessos em maio. Desse total, 11,2 milhões são de modems de acesso à internet, segmento que cresceu 72,3% desde maio de 2011. Os acessos de terceira geração (3G), que incluem os smartphones, somaram 45,2 milhões, com crescimento de 128,6% na comparação com maio do ano passado. A banda larga fixa chegou a 18,7 milhões de acessos.

A cobertura das redes de terceira geração, que permitem a conexão móvel à internet em alta velocidade, já está presente em 2.958 mil municípios, superando em três vezes a meta prevista para abril de 2013, que é de conectar 928 municípios. Só neste ano, 308 novas cidades receberam as redes de 3G, o que representa a conexão de dois municípios por dia. A cobertura de terceira geração está instalada em cidades onde moram 85% da população.

Escolas conectadas
A infraestrutura de banda larga fixa, por sua vez, está instalada em todo o País. Essas redes permitem a conexão de mais de 61 mil escolas públicas urbanas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas, implantado pelas concessionárias de telefonia fixa em um dos maiores projetos de inclusão social do País.

Pesquisa divulgada nesta semana pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que, em 2011, 93% das escolas pública urbanas no Brasil já tinham internet, enquanto em 2010 esse número era de 86%. A aproximação final aos 100% está se dando com medidas de ajustes de infraestruturas internas nas escolas. A meta inicial do programa era de conectar 55 mil instituições públicas urbanas de ensino, o que já foi cumprido, mas essa previsão vem sendo alterada para alcançar novas escolas, identificadas pelo Censo Escolar, que passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios.

Apesar desse elevado índice de conectividade, apenas 4% das escolas têm computador na sala de aula, como mostra o levantamento produzido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br. Esse número se mantêm o mesmo desde a pesquisa de 2010.

A pesquisa evidenciou uma realidade já apontada pelo setor de telecomunicações, que é a dificuldade de usar a tecnologia. Na pesquisa, 64% dos professores entrevistados concordaram que o aluno sabe mais sobre computador e internet que o professor. Para a Telebrasil, além da infraestrutura, a adoção de soluções completas para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) é essencial para inclusão de cada vez mais brasileiros na moderna sociedade do conhecimento. Esse assunto, inclusive, foi tema do 55º Painel Telebrasil, realizado no ano passado.

Assessoria/TELEBRASIL

To top