Brasil bate novo recorde na produção de petróleo no pré-sal, diz Petrobras

Petrobras divulgou “novo recorde de produção diária do pré-sal”. A nova marca decorre da entrada em operação do poço 9-SPS-77, em 18 de fevereiro.

Poços de Santos e Campos alcançaram o índice de
407 mil barris por dia

Comunicado divulgado na manhã desta terça-feira (25) pela Petrobras informa um “novo recorde de produção diária do pré-sal”. Os poços nas bacias de Santos e Campos alcançaram o índice de 407 mil barris de petróleo por dia (bpd), no dia 20 de fevereiro. A nova marca está associada à entrada em operação do poço 9-SPS-77, ocorrida em 18 de fevereiro. No total, apenas 21 poços produtores contribuiram para a produção de 407 mil bpd. “Isso evidencia a elevada produtividade dos campos já descobertos na camada pré-sal”, afirma a Petrobras.

Dos 21 poços, dez estão localizados na Bacia de Santos, que responde por 59% da produção (240 mil barris por dia). O restante está localizado na Bacia de Campos e responde por 41% da produção (167 mil barris por dia).

Essa produção foi alcançada oito anos após a descoberta do pré-sal, e, de acordo com a Petrobras, este tempo foi inferior ao necessário para se chegar ao mesmo patamar de produção em outras importantes áreas marítimas do mundo. “Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 19 anos, depois da primeira descoberta, para se alcançar a produção de 400 mil barris de petróleo por dia. Na Bacia de Campos, foram 16 anos. E no Mar do Norte, nove. Diferentemente dessas áreas, na camada pré-sal toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna o resultado obtido ainda mais expressivo”, esclarece a estatal.

Além da produção, o tempo de construção dos poços de exploração da camada do pré-sal também recebe o carimbo de recorde pela Petrobras. O poço produtor SPH-5, localizado no campo de Sapinhoá, a uma profundidade d’água de 2.126 metros e com profundidade final de 5.334 metros, foi concluído em 26 de janeiro com duração total de 109 dias, somente.

Plataformas em operação

Atualmente, a produção do pré-sal ocorre em 10 diferentes plataformas. Ainda em 2014, entrarão em operação mais três novas plataformas no pré-sal, a P-58, campo de Norte Parque das Baleias (1º trimestre), o FPSO Cidade de Ilhabela (3º trimestre), no campo de Sapinhoá e o FPSO Cidade de Mangaratiba (4º trimestre), no campo de Lula/área de Iracema Sul.

Entre 2015 e 2016, outras oito novas plataformas entrarão em operação para a produção do pré-sal da Bacia de Santos. Isso permitirá que a produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal supere, já em 2017, um milhão de barris de petróleo por dia.

Confira a íntegra do comunicado
 

Leia mais:

Petrobras amplia reservas de petróleo no Brasil

Petrobras faz a maior captação da história na Europa

To top