Brasil Sem Miséria leva minibibliotecas a agricultores do Semiárido

As minibibliotecas vão incentivar a leitura e a inclusão produtiva de produtores familiares na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável.

Famílias do Semiárido serão beneficiadas por minibibliotecas do Plano Agricultores familiares de 185 municípios de 14 Territórios da Cidadania no Semiárido nordestino vão receber minibibliotecas.

As minibibliotecas vão incentivar a leitura e a inclusão produtiva de jovens, mulheres, agricultores, assentados da reforma agrária e pescadores artesanais, na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural. O acervo de cada minibiblioteca é composto por 120 títulos de publicações impressas, CDs contendo 80 reportagens e 160 programas de rádio.

A iniciativa é uma parceria da Embrapa Informação Tecnológica, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para solucionar problemas que os agricultores familiares enfrentam para produzir mais alimentos e para melhorar a qualidade desses produtos, garantindo a segurança alimentar e nutricional da família e ampliando a renda.

A expectativa para o próximo ano é ampliar a iniciativa para outras regiões do Brasil.

O edital para escolha de entidades que vão ajudar a leva conhecimento a essas comunidades vai até 19 de outubro. Podem ser parceiros órgãos ou entidades da administração direta e indireta, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, associações de agricultores, sindicatos, cooperativas rurais e outras entidades privadas sem fins lucrativos. A data limite para envio da documentação necessária é 20 de novembro, e o resultado será publicado em 5 de dezembro.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Embrapa, e Portal Brasil

To top