Brasil tem a maior participação de energia elétrica renovável entre os Brics

Brasil tem a maior participação de energia elétrica renovável entre os Brics

Oferta interna de energia conta com 39% de renováveis, quase três vezes o indicador mundialAs fontes renováveis representaram 73% da geração de energia elétrica do Brasil em 2014. Com isso, o País é o que tem a maior participação desse tipo de matriz de geração elétrica (não inclui importação) entre os países do Brics, que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul. As informações são do relatório “Energia no Bloco dos Brics”, publicado em agosto.

Nos demais países do grupo, o percentual de participação de energia elétrica renovável varia de 2% (no caso da África do Sul) a 22%, na China.

Na complementação das fontes renováveis, os combustíveis fósseis, os principais emissores de CO2, acabam tendo papel quase secundário na matriz de geração elétrica brasileira, com apenas 22% de participação, enquanto a África do Sul, China e Índia apresentam mais de 75% de fósseis, e a Rússia, 66%.

Ainda de acordo com o relatório, a participação de energia renovável na oferta interna de energia – toda energia necessária para movimentar a economia de um país – dos Brics, é de 14,2%, enquanto na média mundial as renováveis representam 13,6%. No Brasil, a oferta interna de energia conta com 39% de renováveis, quase três vezes o indicador mundial.

Emissões de CO2

A maior presença de renováveis nas matrizes brasileiras proporciona ao País a menor relação entre a emissão de dióxido de carbono e a oferta interna de energia, com 1,59 tonelada de CO2 emitida por tonelada de energia consumida (tCO2/tep).

 Os indicadores nos demais países do bloco ficam acima de 2,00 tCO2/tep. O indicador médio dos Brics, de 2,54 tCO2/tep, supera em 9% o mundial, de 2,34 tCO2/tep. Assim, o Brasil se destaca como um país com baixa intensidade de emissão de dióxido de carbono pelo uso de energia.

Com informações do Portal Brasil e do Ministério de Minas e Energia

 

Leia mais:

Fontes alternativas vão baixar o preço da geração de energia no Brasil

To top