Meio Ambiente

Campanha da Fraternidade é contraponto a “governo da morte”

Para o deputado Patrus Ananias (PT-MG), a agenda de destruição implantada pelo governo Temer no Brasil contradiz a CNBB e o Papa Francisco
Campanha da Fraternidade é contraponto a “governo da morte”

Foto: Divulgação

Com o tema Fraternidade: “biomas brasileiros e a defesa da vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu hoje (1º) a Campanha da Fraternidade 2017. Segundo a entidade, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas. “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”, disse o papa Francisco, em mensagem ao Brasil.

Para o deputado Patrus Ananias (PT-MG), a agenda de desmonte e de destruição implantada pelo governo Temer no Brasil contradiz tudo o que está sendo colocado pela CNBB e tudo o que foi reforçado pelo Papa Francisco na sua mensagem ao Brasil. O parlamentar lembrou que as Campanhas da Fraternidade sempre escolhem temas relacionados ao direito à vida, à justiça social e ao bem comum – princípios que são desconsiderados pelo atual governo.

“Enquanto celebramos a vida em sua plenitude na Campanha da Fraternidade, considerando as suas múltiplas manifestações, a agenda do governo golpista, infelizmente, tem sido uma agenda de morte e de destruição, revelando total descompromisso com aquelas que são os mais atingidos com a retirada de direitos: os mais pobres. Nesse sentido, a campanha da CNBB, que celebra a vida ao se voltar à proteção dos biomas, é um contraponto ao governo da morte de Michel Temer”, disse Patrus Ananias.

Na mensagem papal, o pontífice destacou ainda que o desafio global pela preservação, “pelo qual toda a humanidade passa”, exige o envolvimento de cada pessoa junto com a atuação da comunidade local. Para ele, os povos originários de cada bioma ou que tradicionalmente neles vivem oferecem um exemplo claro de como a convivência com a criação pode ser respeitosa.

“É necessário conhecer e aprender com esses povos e suas relações com a natureza. Assim, será possível encontrar um modelo de sustentabilidade que possa ser uma alternativa ao afã desenfreado pelo lucro que exaure os recursos naturais e agride a dignidade dos pobres”, argumentou o papa.

[blockquote align=”none” author=”Deputado Federal Patrus Ananias”]“Enquanto celebramos a vida em sua plenitude na Campanha da Fraternidade, considerando as suas múltiplas manifestações, a agenda do governo golpista, infelizmente, tem sido uma agenda de morte e de destruição, revelando total descompromisso com aquelas que são os mais atingidos com a retirada de direitos: os mais pobres”[/blockquote]

Para o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, ninguém pode assistir passivamente à destruição de um bioma, por isso o assunto não pode ser deixado de lado pela Igreja. “Há muito a ser feito por cada um espontaneamente, como mudança no padrão de consumo, cuidados com a água e com o lixo doméstico, mas necessitamos de iniciativas comunitárias, que exigem a participação do Poder Público e ações efetivas dos governos”, disse. “Precisamos de um modelo econômico que não destrua os recursos naturais”, ressaltou.

Ações da campanha – O texto-base da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como lema Cultivar e guardar a criação, aborda cada um dos seis biomas brasileiros, suas características e significados, desafios e as principais iniciativas já existentes na defesa da biodiversidade e da cultura dos povos originários.

Entre as ações propostas estão o aprofundamento de estudos e debates nas escolas públicas e privadas sobre o tema abordado pela campanha. Segundo a CNBB, o fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo de suscitar nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida. Além disso, o texto chama a atenção para a necessidade de a população defender o desmatamento zero para todos os biomas e sua composição florestal.

No campo político, o texto-base da campanha incentiva a criação de um projeto de lei que impeça o uso de agrotóxicos. “Ele indica ainda que combater a corrupção é um modo especial para se evitar processos licitatórios fraudulentos, especialmente em relação às enchentes e secas que acabam sendo mecanismos de exploração e desvio de recursos públicos”, informou a CNBB.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre ocorre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentar três práticas de penitência: a oração, o jejum e a caridade.

PT na Câmara com Agência Brasil

Reprodução autorizada mediante citação do site PT no Senado

To top