Centro de conexões no Nordeste descentralizará oferta de voos, diz Humberto

Humberto: centro de conexões de voos contribuirá para o desenvolvimento regional equilibrado do PaísAo defender que Pernambuco seja a sede de um centro de conexão de voos (hub) nacionais e internacionais, o senador Humberto Costa destacou que o empreendimento, no Nordeste, descentralizará a oferta da aviação civil nacional. Os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte também disputam a preferência para a instalação do hub das empresas aéreas TAM e LAN.

“Um país que incrementou na última década o número de viajantes nos aeroportos em mais de 150% não pode, evidentemente, apresentar uma logística precária de voos. O novo hub vem, então, para descentralizar a oferta da aviação civil nacional, atualmente bastante localizada no Sul e no Sudeste do País, em favor de melhor mobilidade nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, expandindo as opções de voos, destinos, rotas e conexões”, disse o parlamentar em discurso ao plenário, nesta terça-feira (16).

Ainda de acordo com o senador, o centro de conexões reduzirá o tempo de voo na ligação entre a Europa e o Brasil, na comparação com São Paulo e Rio de Janeiro.

“Paralelamente, vai ampliar a capilaridade das operações dessas duas gigantes aéreas TAM e LAN também na América do Sul e no restante do mercado internacional, com especial atenção ao continente europeu. Ou seja, colocaremos o Nordeste como uma nova referência geográfica de atratividade e conectividade internacional, contribuindo para o desenvolvimento regional equilibrado do nosso País”, explicou o senador.

Vantagens pernambucanas

No discurso, Humberto ressaltou as vantagens da escolha de Pernambuco como sede do hub, mas “sem qualquer demérito às cidades-irmãs de Fortaleza (CE) e Natal (RN)”. Entre os argumentos, ele afirmou que o aeroporto do Estado é o melhor do Brasil, segundo enquete recentemente divulgada pela Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal. Além disso, a localização geográfica também é “privilegiada”.

“Haja vista decisões anteriores que definiram investimentos nacionais estratégicos, como o dinâmico Complexo Portuário de Suape, a refinaria Abreu e Lima, o Polo Petroquímico e grandes indústrias, como a fábrica Fiat/Chrysler e a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a Hemobras. Todos esses fatores positivos contribuem para um desfecho favorável em outro critério fundamental de avaliação para recepção do hub: a competitividade de custos e o potencial de desenvolvimento”, disse o senador.

“Mais do que torcendo, estou trabalhando ativamente para que Pernambuco possa sediar esse hub e estou confiante de que sairemos vitoriosos”, finalizou Humberto.

Leia mais:

Pernambuco tem boas chances de garantir centro de conexões, diz Humberto

To top