Chantagem contra Banrisul abre ataque contra bancos estaduais

Câmara dos Deputados derrubou as condições impostas pelo presidente do Banco Central
Chantagem contra Banrisul abre ataque contra bancos estaduais

Foto: Divulgação

A “privatização do Banrisul é condição para ajuda ao RS” destacou em machete o jornal Valor Econômico, no último dia 26. Apesar de o governo do Estado negar, a exigência faz parte da chantagem promovida pelo governo federal aos governos estaduais no processo de renegociação das dívidas dos Estados. Ameaçado de privatização no governo de Fernando Henrique Cardoso, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul deu lucro de R$ 838 milhões em 2015.

O Banrisul é o 11° banco nacional em valor de ativos e o sétimo entre os de varejo, não considerando os bancos de investimento (BNDES, Pactual, Safra e Votorantim). Fundado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, em 1928, o banco nasceu para financiar a agricultura gaúcha. Segundo o jornal, “o tamanho da operação de socorro dependerá de o governador José Ivo Sartori vencer a resistência política para a venda do banco”.

A Câmara dos Deputados derrubou as condições impostas pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao projeto de renegociação apresentado pelo governo federal. No entanto, o presidente Temer vetou parcialmente o projeto aprovado e pretende, pelo visto, retomar o plano de “desestatização” como condição para a efetivação dos acordos. Além de atropelar a soberania dos Estados, a medida promove a venda de patrimônio público em um momento de recessão, com desvalorização dos ativos.

 

To top