CNT/MDA: Pesquisa aponta vitória de Dilma em 1º turno

Levantamento aponta que a presidenta
Dilma seria reeleita em primeiro turno (EBC)

Levantamento CNT/MDA divulgado nesta terça-feira (18), aponta que, se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno. A pesquisa apontou que Dilma obteria 43,7% das intenções de votos, contra 17% de Aécio Neves e 9,9% de Eduardo Campos, além de outros 20,9% que declararam voto nulo ou branco e 9,0% que não souberam responder.

Num outro cenário, com Eduardo Campos sendo  substituído por Marina Silva, o quadro seria o seguinte: Dilma: com 40,7%; Marina, 20,6%, Aécio Neves, 15,1% e Levy Fidelix (PRTB), 0,4%. Também com essa composição, se as eleições fossem realizadas hoje, a presidenta Dilma Rousseff seria eleita já no primeiro turno.

Quando o eleitor é perguntado sobre em qual candidato ele pretende votar, de forma espontânea, Dilma também é a mais lembrada, com 21,3%, seguida por Lula, com 5,6%, mesmo percentual de Aécio Neves. Marina Silva aparece em quarto na lembrança do eleitorado, com 3,5%, Eduardo Campos teria 2,6%, José Serra, 0,5% e Geraldo Alckmin, 0,4%.

A pesquisa ouviu 2002 pessoas entre os dias 9 e 14 de fevereiro em 137 municípios de 24 unidades da federação, e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais – para mais ou para menos.

Segundo turno
Desconsiderando esses números – e diante de um eventual segundo turno – Dilma seria reeleita, não importando o  adversário – seja ele Aécio Neves, Marina Silva ou Eduardo Campos.

Contra Aécio, Dilma ficaria com 46,6% e Aécio, com 23,4%. Contra Marina, Dilma somaria 44,6% e Marina 26,6%;  contra Eduardo Campos, a presidente teria 48,6% diante de 18% do governador de Pernambuco.

Numa hipotética disputa de segundo turno entre Marina Silva e Aécio, a ex-senadora do PSB ganharia com 35,6% contra 24% de Aécio.

Aécio venceria em segundo turno contra Eduardo Campos. Teria 31,6% contra 16,9% do governador pernambucano.

Outro parâmetro é o da rejeição. Embora seja a candidata mais citada como “a única ou único que votaria”, com 26,7% das respostas – contra 9,1% de Aécio Neves, 9,3% de Marina Silva e 2,6% de Eduardo Campos – a presidenta também é que mais pontos soma no item “não votaria de jeito nenhum”. Dilma ocupa 37,3% das respostas; contra 35,9% de Marina Silva; 33,9% de Aécio Neves, igual pontuação de Eduardo Campos.


Com informações do site da CNT e das agências de notícias

Confira a íntegra da pesquisa

To top