Com dez senadores, PT lidera ranking dos parlamentares mais influentes de 2015

Com dez senadores, PT lidera ranking dos parlamentares mais influentes de 2015

Levantamento do Diap classifica dez senadores petistas como os ‘cabeças’ do Congresso NacionalOs parlamentares do Partido dos Trabalhadores ocupam 24 posições na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional em 2015. O levantamento, elaborado anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), foi divulgado nessa segunda-feira (31).

Levando em conta os partidos políticos, o PT lidera a lista com 14 deputados e dez senadores que tiveram atuação de destaque.

Entre os “novos cabeças” do PT, nomes que não apareceram na lista do ano anterior, estão os senadores Paulo Rocha (PA) e Fátima Bezerra (RN). Fátima, vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aparece na lista como “formuladora”.

De acordo com o Diap, essa categoria corresponde aos parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos.

Já o senador Paulo Rocha surge como “articulador”. “São parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”, define o documento da entidade.

Entre os deputados petistas aparecem na lista, como novidade, os deputados da Bahia Afonso Florence e Jorge Solla, as deputadas Erika Kokay (DF) e Maria do Rosário (RS), o líder do partido na Câmara, Sibá Machado (AC), o deputado Vicente Cândido (SP).

O Diap considera “cabeças” os parlamentares que se diferenciam dos outros pelo exercício da capacidade de “conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”. Os partidos da base reúnem 52% da elite do Congresso.

Entre os partidos aliados, o PMDB tem o segundo maior número de congressistas entre os 100, com 12 nomes.

Dentre os senadores de destaque, analisando-se estado por estado, o Diap selecionou os petistas Jorge Viana (AC) – vice-presidente do Senado, Walter Pinheiro (BA), José Pimentel (CE).

Além desses, também são considerados “Cabeças do Congresso”, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), Lindbergh Farias (RJ) e Paulo Paim (RS), Gleisi Hoffmann (PR) e Delcídio do Amaral (MS), líder do governo no Senado e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Ainda estão na lista os deputados: Sibá Machado (AC), líder do PT na Câmara, Jorge Solla(BA), Afonso Florence (BA), José Guimarães (CE), líder do governo na Câmara, Alessandro Molon (RJ), Henrique Fontana (RS), Marco Maia (RS), Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Zarattini (SP), Paulo Teixeira (SP) e Vicentinho (SP).

Paulo Paim
O senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), é o único dos 100 parlamentares da 1ª edição da série os “Cabeças” do Congresso, em 1994, que aparece neste ano.

Segundo o Diap, Paim surge na lista “demonstrando grande prestígio, influência e capacidade de articulação”. Além disso, o gaúcho “reúne habilidades que os credenciaram a exercer influência por mais de duas décadas consecutivas no Congresso Nacional”.

Mulheres
Pela primeira vez, a presença feminina entre os cabeças é maior, em termos proporcionais, que a participação total de mulheres no Legislativo Federal.

Enquanto elas ocupam 10,7% das cadeiras do Congresso, com 51 deputadas e 13 senadoras, as mulheres corresponde a 12% da elite do Parlamento. São seis deputadas e seis senadoras. Dessas, quatro são petistas. As senadoras Gleisi Hoffmann e Fátima Bezerra, além das deputadas Érika Kokay e Maria do Rosário.

Outros destaques
Os deputados do PT Ságuas Moraes (MT), Reginaldo Lopes (MG), Paulo Pimenta (RS) e Décio Lima (SC) estão na lista dos 50 parlamentares em ascensão.

Com informações da Agência PT

Acesse a íntegra do levantamento

 

To top