Com mais 3.745 integrantes, Mais Médicos atenderá 46 milhões de pessoas

Total de médicos do programa vai chegar a 13 mil, suficiente para atender a toda a demanda

Dilma: atenção também para a criação de
vagas para a formação médicos

 Os serviços dos 9.490 profissionais que estão trabalhando em 3.025 municípios cobertos pelo do Programa Mais Médicos estão, hoje, disponíveis a 33 milhões de pessoas. Esse é o total de beneficiados revelado nesta segunda-feira (31) pela presidenta Dilma Rousseff em seu programa semanal de rádio Café Com a Presidenta.

Dilma anunciou ainda que, durante o mês de abril, o programa irá incorporar mais 3.745 novos médicos, ampliando o contingente de profissionais para 13.235, total suficiente para atender 100% da demanda dos municípios inscritos no programa – ao todo, 4.040 prefeituras manifestaram interesse em participar. Com os novos profissionais, o total de pessoas com acesso aos serviços do Mais Médicos salta para chegará a 46 milhões.

Dilma lembrou também que a presença dos médicos é mais uma motivação para que brasileiros de todos os quadrantes irem aos postos de saúde, para a chama a atenção básica, na qual 80% das ocorrências podem ser resolvidas por meio desse contato do paciente com o profissional da saúde.

Semana passada, o Instituto Data Folha divulgou pesquisa que mostra que, sete meses desde o lançamento pela presidenta Dilma, apenas os profissionais estrangeiros do Mais Médicos atenderam a 14 milhões de pacientes. Conforme o levantamento, 87% do contingente do programa veio de outros países, parcela fundamental para a iniciativa cumprir o objetivo de garantir atendimento às regiões mais carentes do País.

Além de reforçar o contingente de doutores no Brasil, o Mais Médicos promove ações para dar fim, de vez, à falta desses profissionais no País. A presidenta ressaltou que o programa buscar aumentar o número de vagas nas faculdades de medicina. Até 2017, serão mais 11,5 mil novos postos nesses cursos. “Somente no meu governo, já ampliamos em 3.445 o total de vagas nos cursos de medicina no Brasil”, disse Dilma.

Com matérias da Agência Brasil e do Blog do Planalto 

To top