Comércio abre 2014 em alta de 1,7%

Liquidações de início de ano, promoções de carros e onda de calor impulsionam vendas.

A onda de calor impulsionou a venda de
ventiladores e ar condicionados em janeiro
(h

O movimento dos consumidores nas lojas abriu o ano de 2014 em alta de 5,9% na comparação com janeiro de 2013. E, em relação a dezembro de 2013 o aumento na atividade varejista foi de 1,7%, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo impulsionaram a atividade varejista neste início de ano. As férias de início de ano, favorecendo o gasto com combustíveis e lubrificantes, e a onda de clima quente e seco neste verão, auxiliando a venda de material de construção, foram fatores adicionais ao resultado positivo da atividade varejista em janeiro de 2014.

A venda de móveis, eletroeletrônicos e informática registrou crescimento de 7,4% e o de combustíveis e lubrificantes, 4,2%, puxando a alta do varejo em janeiro de 2014. Os segmentos de material de construção aumentaram 1,7%; de veículos, motos e peças 1,6%, e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios 1,1%. Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas acusou queda no seu movimento em janeiro de 2014 (recuo de 0,3% perante dezembro/13), embora tenha crescido 7,4% contra janeiro de 2013.

A expectativa para 2014 é que o setor de comércio e serviços alavanque a geração de empregos no País, mantendo o nível de desocupação baixo, em torno 4,6%, conforme o IBGE. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Com informações do Serasa Experian 

To top