Educação

Comissão antecipa audiência após autoritarismo de Temer

Governo alterou cronograma da Conferência Nacional de Educação por meio de decreto. Para Fátima Bezerra, medida desrespeita Plano Nacional de Educação
Comissão antecipa audiência após autoritarismo de Temer

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) apresentou, nesta terça-feira (2), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, uma moção de repúdio ao Decreto de 26 de abril de 2017, da Presidência da República e do Ministério da Educação, que altera todo o cronograma da Conferência Nacional de Educação e transfere prerrogativas essenciais do Fórum Nacional de Educação para a Secretaria Executiva do MEC.

Além de transferir para o segundo semestre de 2018 as conferências distrital, estaduais e nacional de educação, desprezando que se trata de um semestre no qual se darão as eleições presidenciais e estaduais, o decreto autoritário e intempestivo retira do Fórum Nacional de Educação a prerrogativa de coordenar e acompanhar todo o processo de construção das conferências de educação.

De acordo com a senadora Fátima, o decreto desrespeita o Plano Nacional de Educação (2014-2024). “Uma das principais prerrogativas (do Fórum) é coordenar e acompanhar todo o processo de construção das Conferências de Educação. Ao transferir as prerrogativas do FNE para a Secretaria Executiva do MEC o Governo está jogando a Lei que aprovou o Plano Nacional de Educação na lata do lixo e demonstrando total descompromisso com a participação social na implementação da política nacional de Educação”, denunciou Fátima Bezerra.

Diante da gravidade da situação, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado antecipou a realização da audiência pública que vai debater o processo de construção da CONAE 2018, que havia sido solicitada via requerimento pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e aprovada pela CE, para ouvir representantes do MEC, do Fórum Nacional de Educação, do Conselho Nacional de Educação e da Procuradoria dos Direitos do Cidadão.

Para a senadora Fátima, o processo de enfraquecimento do Fórum Nacional de Educação ficou explícito com a demissão da equipe técnica que assessorava o FNE no MEC e com a eliminação de prerrogativas do Fórum previstas em Lei.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apoiou a iniciativa e pediu que a Comissão acatasse a antecipação da audiência pública proposta pela senadora Fátima. “É uma denúncia muito grave e não é possível nossa Comissão não tomar posição com relação à questão”, afirmou Lídice. A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), presidenta da CE, deferiu o pedido de antecipação da audiência, reconhecendo a importância da Conferência Nacional de Educação e do diálogo entre o MEC, o Fórum Nacional de Educação e demais entidades representativas do campo educacional.

To top