Comissão de Orçamento aprova LDO de 2014

A Comissão Mista de Orçamento aprovou, no início da manhã desta terça-feira (24), o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 2/13). A sessão do colegiado prossegue com a votação dos 1.082 destaques apresentados ao texto. O relatório já contempla a adequação da LDO à nova redação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, que torna as emendas parlamentares de execução obrigatória (PEC 22/00). O texto aprovado foi elaborado com base em acordo firmado na quarta-feira (23) entre os líderes da base aliada na Câmara e no Senado e o governo.

Pelo acordo, as emendas dos deputados e senadores serão equivalentes a 1,2% da receita corrente líquida (RCL) do ano prevista na proposta orçamentária, sendo que metade será destinada obrigatoriamente para “ações e serviços públicos de saúde”, conceito que abrange os atendimentos financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro ponto do acordo é a possibilidade de os deputados e senadores destinarem recursos para custeio, e não apenas para investimentos. Só não poderão destinar verbas para gastos com pessoal.

A proposta da LDO estava em pauta desde 17 de setembro e teve a votação adiada oito vezes.

Mais informações a seguir

Com informações da Agência Câmara

To top