Contag quer aprimorar projeto que dá incentivo ao trabalho do jovem no campo

Contag quer aprimorar projeto que dá incentivo ao trabalho do jovem no campo

Entidade quer incluir, entre outros, o acesso à terra como um dos eixos da proposta que cria a política de estímulo ao empreendedorismo do jovem do campoPara beneficiar os jovens agricultores familiares, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) quer aprimorar o texto substitutivo ao PLS 104/2015, cuja essência é estimular o empreendedorismo do jovem que trabalha no campo. As alterações no projeto foram discutidas na Liderança do PT no Senado, nessa terça-feira (16), pelo ex-secretário Nacional de Juventude do governo Dilma, Jefferson Lima e a representante da Contag, Eryka Galindo.

A proposta contida no PLS 104/2015 cria a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEEJC). As ações dessa iniciativa vão atingir jovens entre 15 e 29 anos e deverão envolver os governos federal, estaduais e as prefeituras em atividades voltadas à educação empreendedora e à capacitação técnica, incluindo a oferta de crédito e a difusão de novas tecnologias.

Para a Contag, é preciso inserir no texto o perfil da população beneficiada. “É importante que a política foque no público da agricultura familiar, incluindo indígenas e povos e comunidades tradicionais”, explicou Eryka.

Outra modificação sugerida pela entidade no substitutivo ao projeto é em relação ao alvo das ações previsto no texto: os filhos de agricultores. A Contag quer excluir o termo “filhos”, para que a PNEEJC alcance todos os jovens do campo, sem esquecer, principalmente, os jovens que apenas trabalham em propriedades rurais, mas não têm qualquer relação com as famílias donas das terras.

Essas e outras mudanças na proposta serão discutidas com o relator da matéria e autor do substitutivo, senador Cristovam Buarque (PPS-DF). O PLS 104/2015 atualmente aguarda para entrar na pauta da Comissão de Educação do Senado (CE).

Capacitação e crédito

O projeto prevê que as atividades de capacitação dos beneficiários do PNEEJC serão voltadas a conhecimentos práticos para produção, comercialização e gestão econômica. Deverão ser criadas linhas de crédito específicas para valorizar atividades que os jovens já tenham iniciado e incentivar novos empreendimentos.

Nos ajustes feitos ao projeto original, de autoria do senador José Agripino (DEM-RN), foi acrescentada, como princípio da nova política, a transversalidade com as demais políticas agrícolas, ambientais, educacionais e de assistência técnica e de extensão rural. O substitutivo também passa a prever o incentivo à participação social por meio da realização de fóruns periódicos, de âmbito local, regional e nacional.

 

Leia mais:

Governo Dilma define políticas para jovens do campo

To top