Convocar eleições diretas para presidente é dar voz ao povo, afirma Paim

Convocar eleições diretas para presidente é dar voz ao povo, afirma Paim

Paim é um dos autores de uma proposta de antecipação das eleições presidenciais para este anoO descontentamento generalizado da população contra o impeachment e com as reformas previdenciária e trabalhista que o governo federal enviará ao Congresso Nacional fez surgir um movimento que defende a realização de eleições presidenciais de imediato. No último final de semana, essa reivindicação foi expressada em diversas manifestações realizadas pelo País afora. “Essa crise não terminará enquanto o povo não disser pelo voto quem deve ser o presidente do Brasil. A eleição direta é o único caminho que poderá unir nossa pátria”, avalia o senador Paulo Paim (PT-RS).

Em março, Paim já havia alertado que o impeachment levaria o País ao desastre. Naquela oportunidade, ele e os senadores Walter Pinheiro (sem partido -BA), João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Roberto Requião (PMDB-PR) elaboraram a PEC 20/2016 que determina novas eleições presidenciais ainda este ano. “Mas essa crise mostrou também que precisamos ir além das eleições presidenciais. Temos que fazer uma reforma política, eleitoral e partidária, através de uma assembleia revisional exclusiva”, afirmou o senador.

A PEC 15/2016 de autoria do senador Paim tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, com relatoria do senador Randolfe Rodrigues. “O País precisa neste momento de um pacto da sociedade que viabilize uma conciliação nacional e o aperfeiçoamento da democracia. Por isso a importância das eleições diretas também para apaziguar a violência que está nas ruas. Se nada for feito de concreto e efetivo, infelizmente, a tendência dessa violência é aumentar”, afirmou Paim.

 

Assessoria do senador Paulo Paim

To top