Nenhum direito a menos

Cordel conscientiza sobre reforma da Previdência

"A Peleja do Trabalhador pela Aposentadoria" troca em miúdos, em linguagem acessível, os prejuízos contidos na proposta de Temer
Cordel conscientiza sobre reforma da Previdência

Capa da cartilha "A Peleja do trabalhador pela aposentadoria". Imagem: Divulgação

Você já tem ideia de tudo o que vai perder com a reforma da Previdência proposta por Temer? Um aspecto do estrago já está bem claro: homens e mulheres serão igualados e terão que contribuir por 49 anos, para terem o direito à aposentadoria integral apenas após completarem 65 anos de idade. Mas tem mais prejuízos graves no projeto e, para facilitar a compreensão de cada um deles, o escritor Wagner Friaça escreveu uma cartilha, em Literatura de Cordel.

“O texto da reforma da Previdência é muito complexo para que as pessoas compreendam de imediato todas as perdas que sofrerão”, explica Friaça, que é chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann (PR), líder da Bancada do PT. Para trocar em miúdos o que estão tramando contra os direitos dos trabalhadores, ele procurou usar uma linguagem criativa. “A arte se presta a esse papel, sobretudo a Literatura de Cordel”.

[blockquote align=”none” author=”Wagner Friaça, cordelista”]O sucesso dessa peleja
Depende só de você
Nenhum direito a menos
Temos muito a fazer[/blockquote]

Em “A Peleja do Trabalhador pela Aposentadoria”, Friaça descreve em versos simples as mudanças que o governo Michel Temer quer fazer nas regras previdenciárias. “Vejam a temeridade/Que atingirá a pensão/Viúva não foi poupada/Que proposta descarada/Todos vão ficar na mão”, diz uma das estrofes do texto, referindo-se à redução de 50% dos benefícios pagos aos cônjuges após a morte do titular da pensão.

A estética do Cordel também está presente nas ilustrações da cartilha, xilogravuras feitas pela filha do escritor, Débora Marilac. O material foi disponibilizado pelos autores a toda a Bancada do PT para facilitar o esclarecimento da população e a mobilização contra a reforma da Previdência. O material está à disposição de sindicatos, associações e indivíduos que queiram se juntar a essa luta e pode ser baixado, em PDF, para impressão.

“O fundamental é que os cidadãos e cidadãs compreendam o tamanho da perda que querem nos impor e possam reagir, para que não haja nenhum direito a menos”, conclui Friaça.

Baixe a cartilha em versão PDF

MULTIMÍDIA

Ouça reportagem da Rádio Democracia sobre o tema:

 

Reprodução autorizada mediante citação do site PT no Senado

To top