Crédito avança 563% e dívidas e juros recuam em dez anos

Pesquisa da Anefac indica melhora da confiança na economia, aliada à queda da inadimplência e dos juros. 

Crédito avança 563% e dívidas e juros recuam em dez anos

 

Gestão do PT levou ao acesso ao crédito,
redução do das dívidas e aumento na
confiança da economia brasileira

O crédito no Brasil cresceu 563% na última década, enquanto a inadimplência e as taxas de juros recuaram no período. Este é o resultado da pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgada nesta terça-feira (17). O crédito saltou de 24,7% do PIB, em junho de 2003, para 55,2% no mesmo mês de 2013, movimentando R$ 2,5 bilhões.

Os números derrubam argumentos dos analistas do mercado financeiro reverberadas pela oposição tucana aos governos do Partido dos Trabalhadores que propagam a “má condução” da economia brasileira, reclamando da inflação e dos juros. Os tucanos, no entanto, parecem desconhecer os números ou agem por má fé.

Entrevista ao site IG, o coordenador de Estudos Econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, destacou o crescimento do crédito com qualidade – houve queda da inadimplência de 3,6% no período. Segundo ele, outro fator positivo foi a consecutiva redução dos juros nos últimos dez anos. – a queda foi de 30,2% entre 2003 e 2013 – saindo de 56,7% ao ano para 26,5% ao ano.

Houve também aumento de 426% no prazo médio dos financiamentos – que saltou de 7,3 meses em 2003 para 38,4 meses este ano – o que demonstra, segundo Oliveira, melhora da confiança da economia brasileira. “Quanto mais longo é o prazo para financiar, mais as pessoas podem se endividar e maior é a confiança das instituições financeiras na economia”, afirmou.

Outro fator positivo é o spread bancário – diferença entre o que os bancos emprestam e cobram em juros – que também encolheu expressivamente – a redução foi de 16,5% em dez anos, de 33,2% anuais em 2003 para 16,7% em 2013.

De acordo com Oliveira, em conjunto, os números da pesquisa apontam para um crescimento saudável do consumo no País, amparado por uma melhor distribuição de renda. O aumento do volume financiado foi bem superior à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período, de 70,57%.

grafico-economia

Na análise da Anefac, o crédito no Brasil ainda tem muito espaço para crescer e alcançar proporções observadas em outros países – a proporção é de 55,2% do PIB e, em outros locais, o valor ultrapassa 100%.  O crédito imobiliário, por exemplo, representou quase 8% do PIB em junho deste ano. Em nações como a Holanda, Espanha e Irlanda, ele corresponde a 61%, 63% e 65%, respectivamente. Nos Estados Unidos, essa proporção é de 78%. Para isso, o Governo Federal impulsionar programas como o Minha Casa Minha Vida, que tem levado a população de baixa renda a ter acesso a financiamento para a casa própria.

Com informações do IG
 

Leia mais:

Atividade econômica cresceu 3,1% no ano, segundo BC
 

Em alta, captação da poupança bate novo recorde

To top