ARTIGO

Crise da política e do Estado

Gleisi Hoffmann e Marcelo Zero analisam atual crise das democracias modernas
Crise da política e do Estado

Foto: Divulgação

A política que não cria reais alternativas de poder não é política, é apenas simulacro de democracia. É esse vazio político que está na origem da crise das democracias modernas. Essa é a análise da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do assessor da Liderança do PT no Senado, Marcelo Zero.

Na crise dos anos 20 e 30, alguns sistemas políticos europeus simplesmente implodiram, dando lugar ao fascismo e ao nazismo, que levaram o mundo à gigantesca tragédia da Segunda Guerra Mundial. Nos EUA, entretanto, o sistema político foi salvo pelas políticas anticíclicas de Roosevelt.

Contudo, nesta crise política mundial, há um fator de base, mais profundo, que vai além da crise econômica. Trata-se do que poderíamos denominar de a “despolitização da política econômica”. Com efeito, desde a década de 1980 que, em graus variados, os sistemas de representação política vêm “terceirizando” as decisões relevantes sobre a condução da economia para o “mercado” e “instituições independentes”, como bancos centrais dominados por grandes interesses financeiros privados”.

Confira o texto na íntegra

*Por Gleisi Hoffmann e Marcelo Zero

To top