Dados revelam que produtividade aumenta com o trabalho feminino

Dados revelam que produtividade aumenta com o trabalho feminino

Dados do relatório do Banco Mundial sobre igualdade de gênero e desenvolvimento revelam: a inserção da força de trabalho feminina no mercado de trabalho pode aumentar em até 25% a produtividade de um país. Os dados, que devem ser divulgados na íntegra, ainda nesta terça-feira (06/03), foram antecipados na tribuna pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), ativista pelos direitos das mulheres.

O relatório traça um diagnóstico da situação das mulheres no mundo, faz sugestões, adverte e analisa as dificuldades de diversos países. Segundo a senadora, os dados demostram a importância da mulher para o desenvolvimento econômico de uma Nação.

“O que me anima no relatório é que as coisas estão mudando, os países estão melhorando, a situação da mulher está melhorando”, destacou a senadora, lembrando que, embora ainda muito longe do cenário ideal, a situação das mulheres melhorou muito no mundo e especialmente no Brasil.

“A inserção de mulheres no mercado de trabalho brasileiro cresceu 22% e, para se ter uma ideia, em vários países vizinhos essa parcela não ultrapassa os 16%” disse.

O grande problema apontado por Marta Suplicy, porém, é que as mulheres ainda ganham muito menos.  “Para cada R 1,00 que o homem ganha, uma mulher ganha R$ 0,73, para executar exatamente a mesma função”, afirmou.

“Nisso nós só estamos abaixo do México. É uma situação que é um problema de desenvolvimento, mas é principalmente um problema cultural”, denunciou.

Violência doméstica

A senadora paulista também chamou a atenção para os dados do relatório do Bird sobre violência doméstica. “Em São Paulo, que é o meu Estado, 27% das mulheres já tiveram algum episódio de violência doméstica, o que equivale a 1,6 milhão de mulheres sendo vítimas de maus tratos dentro de suas casas”, alertou.

Marta recordou que o relatório foi divulgado pela primeira vez em outubro passado, em Washington. O Brasil é o primeiro país fora dos Estados Unidos onde os dados são lançados. “O Brasil é citado cerca de 40 vezes, sendo que 10 vezes de forma negativa. Mas é citado principalmente pelo bom exemplo de iniciativas ou pelo apoio à redução da desigualdade entre os gêneros”, observou.

Giselle Chassot

Confira a íntegra do discurso da senadora Marta Suplicy

Leia também:

Projeto multa empresa que paga salário menor para mulheres

Link para a íntegra do relatório em inglês

Resumo da versão em português

To top