Delcídio entra para a galeria dos ex-presidentes da CAE

A capacidade de interlocução e negociação do senador petista foi elogiada por diversos parlamentares.


Delcídio do Amaral comandou a Comissão
de Assuntos Econômicos do Senado no
biênio 2010 /2012

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi homenageado nesta terça-feira (11) com a fixação de seu retrato na galeria dos ex-presidentes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), considerada uma das mais importantes do Senado Federal, seguindo a tradição de todas as comissões permanentes. “Conviver com Delcídio é um aprendizado cotidiano. Em seu mandato sempre conduziu os trabalhos com equilíbrio, leveza e discutindo assuntos de interesse do Brasil. Posso dizer que seu trabalho serviu de modelo para outras comissões”, afirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), atual presidente da CAE.

Delcídio presidiu a CAE no biênio 2010/2012, quando 512 projetos foram aprovados, entre eles o que criou o fundo de previdência social dos servidores públicos (Funpresp); o que acabou com a guerra dos portos, com a unificação as alíquotas do ICMS na importação; o projeto que garante a presença de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e de capital misto; o que estabeleceu penas para os crimes de lavagem de dinheiro.

Em sua gestão foram realizadas 136 reuniões de trabalho, com a aprovação de 59 autorizações para empréstimos externos; 28 projetos vindos da Câmara dos Deputados; 18 sabatinas e 56 audiências públicas. “Durante esses dois anos, o senador conduziu a comissão com espírito público, firmeza e lealdade”, afirmou o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). “Com serenidade, Delcídio dirigiu os trabalhos aliando o conhecimento técnico com a capacidade política de pautar temas delicados. Desejo êxito às próximas batalhas”, disse o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Para o senador Lobão Filho (PMDB-MA), que foi ocupou a vice-presidência da comissão, foi uma honra ter convivido a seu lado nesses dois anos, dividindo as responsabilidades. “Falo em meu nome e em nome do meu partido”, elogiou, enquanto o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) destacou o respeito de Delcídio no tratamento dispensado aos parlamentares integrantes da comissão e de partidos de oposição. Também fizeram declarações elogiosas os senadores Sérgio de Souza (PMDB-SC), Pedro Taques (PDT-MT), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP); José Agripino (DEM-RN); Romero Jucá (PMDB-RR), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); Ana Amélia (PP-RS) e Armando Monteiro (PTB-PE).

Marcello Antunes

To top