Desempenho do PT nas eleições é excelente, diz Rui Falcão

“Aqueles que tentavam cantar uma eventual falência do Lula devem estar neste momento com a pulga atrás da orelha”, disse Gilberto Carvalho.

A força e o empenho da militância e o reconhecimento da população ao modo petista de governar garantiram um excelente desempenho do Partido dos Trabalhadores nas eleições do último domingo e, segundo o presidente do PT, Rui Falcão, o crescimento se deu em todas as áreas. “Somos o partido que obteve o maior número de votos na eleição. Crescemos no número de prefeitos conforme o previsto e crescemos em número de vereadores e de vice-prefeitos. Se somarmos os vice-prefeitos em chapa pura e com vice-prefeitos aliados, nós estaremos presentes em 1.119 cidades”, comemora.

Segundo Rui Falcão, a vitória em regiões como a do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, representa um crescimento valioso, até porque nos últimos anos algumas cidades do Vale do Paraíba eram administradas por tucanos. A vitória de Carlinhos Almeida em São José dos Campos; em Jacareí com Hamilton; em Roseira, em Ubatuba, Ilha Bela e a disputa pelo segundo turno em Taubaté, na avaliação feita por Rui Falcão marcam uma virada importante por demonstrar que o modelo antigo de administração atingiu um ponto de esgotamento. “Toda essa região do Vale do Paraíba é importante para o partido”, disse ele.

Em relação à disputa na capital do Pernambuco, Recife, o presidente do PT disse que uma avaliação do cenário político local será feita, mas Falcão observa que lá o partido cresceu, pois aumento de 8 para 13 o número de prefeituras que será administrada pelo PT. No Ceará, cuja capital Fortaleza vai ter segundo turno, o PT dobrou o número de prefeituras. Em Minas Gerais, a base petista foi ampliada e passou a deter o maior número de prefeituras petistas, com 114 municípios. Se os tucanos comemoram a vitória na capital do PSB, com Márcio Lacerda, não podem dizer o mesmo da cidade onde nasceu Tancredo Neves, avô do presidenciável Aécio Neves. Em São João Del Rei o prefeito eleito é o petista professor Helvécio.

mi_2371074729179287PT supera obstáculos
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse ontem que a presidenta Dilma Rousseff ficou satisfeita com o desempenho do PT nas eleições municipais. Para Gilberto Carvalho, o desempenho do partido nas eleições, principalmente em São Paulo, com o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, que disputará o segundo turno, desconstruiu na prática o discurso da oposição e de boa parte da mídia conservadora de que o patrimônio político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria chegado a seu fim. Não foi isso o que ocorreu. Pelo contrário, o ex-presidente Lula mostrou todo o poderio de sua articulação política. “Aqueles que apressadamente tentavam cantar a pedra de uma eventual falência ou decadência da liderança do ex-presidente Lula devem estar neste momento com a pulga atrás da orelha, se dando conta que não é bem assim, que o Lula tem muito ainda a contribuir para o País”, afirmou.

O ministro também destacou que a parceira com o PMDB, o maior partido da base aliada, saiu fortalecida e com musculatura das eleições. A aproximação entre os dois partidos no segundo turno em São Paulo estão sendo negociadas e tudo indica um apoio natural de Gabriel Chalita a Fernando Haddad. Segundo Gilberto Carvalho, a presidenta Dilma deverá manter cautela nas disputas em segundo turno, mas onde o outro lado não tiver a base aliada, ela estará livre para decidir se participa dos palanques.

Gilberto Carvalho também comentou sobre o resultado das eleições em Belo Horizonte. Por mais que o candidato petista Patrus Ananias tenha sido derrotado pelo atual prefeito Márcio Lacerda, do PSB, houve um ganho político por unir novamente a base do PT. O ministro lamentou as derrotas dos senadores Humberto Costa (PT) em Recife e de Wellington Dias, em Teresina (PI).

Marcello Antunes, com agências de notícias.

Leia mais:
Modo petista de governar comprova nas urnas ascensão do PT no Brasil

To top