Desemprego em janeiro de 2013 é o menor em onze anos

Se comparada a dezembro, o índice registre um leve avanço - passando de 4,6% para 5,4%. Índice de desempregados é o menor desde janeiro de 2003.

 

 

O número de pessoas ocupadas cresceu
1,2% em janeiro na comparação com
igual mês de 2012 e caiu 1,2% em relação
a dezembro

A taxa de desemprego em janeiro de 2013 é menor já registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em onze anos. Embora, se comparada os patamares de dezembro, o índice registre um leve avanço -passando de 4,6% para 5,4% – o número percentual de desempregados é o menor desde janeiro de 2003, quando foi iniciada essa série que registrou uma taxa de 5,5%.

O desemprego cresce tradicionalmente em janeiro quando muitas pessoas voltam a procurar uma vaga após as festas de final de ano. Além disso, empregados temporários, contratados justamente para suprir a demanda do comércio acabam dispensados no início do ano. Isso, segundo os especialistas, explica o pequeno salto. Vale lembrar que em dezembro, a taxa, de 4,6% foi mais baixa de toda a série histórica do IBGE. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, divulgados nesta terça-feira (26).

Com esse cenário, o número de pessoas ocupadas cresceu 1,2% em janeiro na comparação com igual mês de 2012 e caiu 1,2% em relação a dezembro. De dezembro para janeiro, 293 mil pessoas perderam seus empregos. Já o total de desocupados subiu 17,2% de dezembro para janeiro, o que corresponde a 195 mil pessoas à procura de trabalho. Na comparação com mesmo mês do ano passado, houve alta de 1,4% ou 18 mil pessoas a mais nas seis regiões metropolitanas onde a pesquisa é realizada.

grafico01

Setores

Considerando a forma de inserção da mão de obra no mercado de trabalho, o emprego com carteira ficou praticamente estável (alta de apenas 0,1%) de janeiro para fevereiro. A maior parte das vagas fechadas em janeiro foi de empregados sem carteira assinada, categoria que registrou queda de 5,4% na comparação com dezembro –ou 134 mil pessoas ocupadas a menos.

Em relação a janeiro de 2012, o emprego com carteira subiu 4,1% (459 mil pessoas a mais). Já as contratações sem contrato de trabalho recuaram 1,6% nessa base de comparação.

Segundo o IBGE, o rendimento teve variação de -0,1% de janeiro para dezembro e foi estimado em R$ 1.820. Em relação a janeiro de 2012, houve alta de 2,4%.

grafico_2

 

 

 

Rendimento médio aumenta

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores, na análise regional, em relação a dezembro de 2012, aumentou nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre (2,0%) e de São Paulo (0,5%). Caiu em Salvador (3,9%), Rio de Janeiro (0,8%) e Recife (0,7%), e ficou estável em Belo Horizonte. Frente a janeiro de 2012, o rendimento registrou alta em Belo Horizonte (5,2%), São Paulo (4,1%), Rio de Janeiro (2,8%), Porto Alegre (2,6%) e ficou estável em Recife. Apenas na Região Metropolitana de Salvador foi verificada queda (10,9%).

Em relação aos grupamentos de atividade, na comparação com dezembro de 2012, foram registradas variações negativas apenas nos grupos de Serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira (-3,1%) e Construção (-1,8%). Na comparação anual, apenas a Construção teve queda (-0,9%).

grafico3

Para ver a íntegra da pesquisa clique aqui

 

 

Giselle Chassot com informações do IBGE e das agências de notícias

Foto: http://www.douradosagora.com.br

Leia mais:

IBGE: taxa de desemprego no Brasil é a menor desde 2002

Governos do PT impulsionam renda do trabalhador e emprego

Crescimento e combate à pobreza são as prioridades de 2013


To top