Dia Mundial da Água: Governo lança portal “Águas de Março”

O governo brasileiro está promovendo uma série de atividades durante este mês, em homenagem ao Dia Mundial da Água – comemorado nesta quinta-feira (22/03). Para divulgar as atividades desenvolvidas pelos diversos órgãos, a Agência Nacional de Águas (ANA) criou o portal “Águas de Março”.

Seminários, premiações, fóruns, exposições, exibições de filmes são algumas das atividades que podem ser encontradas na programação. O objetivo é divulgar também a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Nesta quinta-feira (22/03), às 18h, a ANA realiza solenidade em Brasília, em celebração ao Dia Mundial da Água, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do governador do DF, Agnelo Queiroz; e do presidente da ANA, Vicente Andreu, entre outros.

Serão lançadas publicações e assinados acordos de cooperação e divulgados, conjuntamente, convênios e sites sobre recursos hídricos – como o portal Balanço Hídrico Superficial do Brasil, desenvolvido pela ANA, que calcula, em tempo real, o volume de água que entra e sai do território brasileiro a cada hora.

Participa também da cerimônia a representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Lilian Romera.

Momento de reflexão
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e, segundo a ANA, é destinado a um momento de reflexão, análise de ações e iniciativas voltada para a preservação e uso racional da água, preservando sobretudo a sua qualidade.

A cada ano um tema é escolhido pela ONU para discutir problemas relacionados aos recursos hídricos. O tema de 2012 é Água e Segurança Alimentar.

Publicações
O Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras – Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas, e Efluentes Líquidos, foi produzido pela Companhia Ambiental do Estado do São Paulo (Cetesb) em parceria com a ANA e com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Traz informações que contribuem para a qualificação técnica e a harmonização de procedimentos de coleta e preservação de amostras de água, essenciais para a constituição e operação de uma rede de nacional de monitoramento da qualidade das águas superficiais, parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA).

A publicação Uso Eficiente da Água em Aeroporto, foi realizada pela Infraero com orientação da ANA. O livro é resultado de um esforço de pesquisa e desenvolvimento de diversas instituições brasileiras, fomentadas com recursos da Infraero e do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), com organização conduzida a partir do projeto Hidroaer, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Portal Planalto

Leia mais:

Consumo consciente: Saiba como detectar vazamentos  

Água e Luz Para Todos: programa chega a milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza 

Conheça o sistema complementar ao processo de dessalinização reaproveita água usada 

Entenda os benefícios da Lei das Águas 

To top