Dilma anuncia 40 mil vagas para cursos na área de turismo

A capacitação de profissionais para a Copa do Mundo é vista como uma das prioridades do Governo Federal, dentre os preparativos que antecedem o evento. A meta é oferecer, até 2014, 240 mil cursos em 30 áreas como agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos. E nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou, durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que este objetivo está um pouco mais próximos de ser alcançando. Isto porque 40 mil vagas em cursos ligados ao turismo estarão com as inscrições abertas a partir da próxima sexta-feira (29/06), por meio do Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos serão gratuitos e terão oferta em 116 cidades, entre elas, as 12 que sediarão jogos da Copa do Mundo, os municípios em torno dessas cidades e outras localidades que são destinos turísticos reconhecidos internacionalmente. “Quem tiver interesse em um desses cursos deve fazer sua inscrição na página do Ministério do Turismo na internet, do dia 29 até o dia 16 de julho”, orientou a presidenta.

Dilma destacou que o setor de turismo no Brasil cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial; e emprega, atualmente, 2,8 milhões de trabalhadores formais em todo o país. Ela atribui esse crescimento a dois fatores: o aumento de estrangeiros visitando o País e o crescimento do turismo interno. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”, contabilizou.

A presidente prometeu ainda abrir, em breve, 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras. E destacou que, além da capacitação de pessoal, há investimentos em infraestrutura (rodovias, portos e aeroportos) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela”, avaliou.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Pronatec: cursos já têm 83 mil inscritos

Inscrições para Pronatec da Copa; 240 mil profissionais serão capacitados

To top