Dilma desembarca hoje pela manhã em Pretória, na África do Sul

A presidenta Dilma Rousseff desembarca hoje (17) pela manhã, em Pretória, na África do Sul, para a 5ª Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul). Ela retorna ao Brasil na quinta-feira (20). Da África do Sul, a presidenta segue para Moçambique e Angola – quando deverá reforçar parcerias nas áreas de minas e energia, de saúde e de educação.

Nas reuniões, as discussões vão desde a crise econômica internacional – sob a ótica da Índia, do Brasil e da África do Sul que mostram avanços e crescimento na economia – até o agravamento na crise dos países muçulmanos.

Os líderes dos três países querem a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas com o desejo de ter um assento permanente e são críticos das soluções militares para encerrar impasses – posição oposta à dos Estados Unidos e da União Europeia.

Nas reuniões, Dilma, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, deverão tratar do agravamento da situação na Síria e Líbia e do desenvolvimento sustentável, principal tema Conferência Rio+20, marcada para maio e junho de 2012 no Rio de Janeiro. Haverá ainda reuniões técnicas setoriais nas áreas de defesa, energia e ciência e tecnologia.

Nas visitas à África, a presidenta estará acompanha dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). É possível que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, integre a viagem

Fonte: Agência Brasil

To top