Dilma: Enem garante o acesso à educação superior de forma democrática

“Estamos dando oportunidade de fazer um
curso superior a muita gente que nunca
teve essa chance”

A presidenta Dilma Rousseff destacou, no Café com a Presidenta desta segunda-feira (13), os recordes alcançados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em que 2,5 milhões de estudantes se inscreveram para 171.400 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 universidades públicas federais e estaduais. Para a presidenta, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garante o acesso à educação superior de forma democrática, transparente e pelo mérito do estudante, independentemente da renda da família.

“O que conta é o esforço do estudante. Com isso, estamos dando oportunidade de fazer um curso superior a muita gente que nunca teve essa chance. (…) O Sisu não para de crescer e de ampliar as oportunidades de estudo para os nossos jovens. Para você ter uma ideia, nesse ano de 2014, o Sisu está oferecendo 42 mil vagas a mais do que no de 2013, no ano passado, e são também quase mil cursos a mais do que foram oferecidos em 2013. (…) O Sisu permite que os jovens que vivem fora das grandes cidades, no interior do nosso imenso país, acessem qualquer das universidades e cursos de todo o Brasil. Os jovens que vivem nas cidades maiores também tiveram suas oportunidades ampliadas”, disse.

Dilma ainda lembrou que começa, nesta segunda, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas integrais ou parciais ao estudante que não pode pagar as mensalidades de uma faculdade particular. A seleção também usa a classificação do Enem.

“A bolsa do ProUni foi a porta escolhida por mais de 1,2 milhão de jovens nos últimos anos para fazer um curso superior em uma universidade particular. Temos um aviso importante a dar a todos os estudantes que nos acompanham hoje aqui no Café e às suas famílias: as inscrições para as bolsas do ProUni de 2014 começam hoje. (…) O número de pontos obtidos no Enem vale para a classificação do estudante no Sisu, ou seja, para ter acesso a universidades públicas e institutos federais; vale para ganhar a bolsa do ProUni; vale para o financiamento do Fies; vale para a seleção do Pronatec e do Ciência sem Fronteiras”, afirmou.

A importância da educação também foi enfatizada por Dilma. Segundo ela, todos devem aproveitar as oportunidades e estudar, porque quem estuda ganha para si o mundo e constrói o patrimônio do conhecimento, que ele carrega para onde quer que ele vá. Isso é mais que importante, é estratégico para a criança, para o jovem, para o adulto e para o Brasil.

“Oferecer educação de qualidade da creche à pós-graduação é o melhor caminho para que cada um possa crescer e melhorar de vida. Esse caminho passa pela construção das creches, pelas escolas com ensino em tempo integral, pela alfabetização das crianças na idade certa, pela valorização dos nossos professores, por um amplo acesso ao ensino técnico e pela abertura das portas das nossas universidades aos jovens, aos adultos. Avançamos muito, mas vamos avançar mais. O esforço, a dedicação e o empenho dos estudantes brasileiros, o apoio e o suporte das famílias, mães e pais, e os programas do governo formam um arco de força que nos tornará do tamanho dos nossos sonhos”

Com informações do site do PT nacional, do Blog do Planalto e do Café com a Presidenta

To top