Doações para fundos dos idosos poderão ser deduzidas do Imposto de Renda

Doações para fundos dos idosos poderão ser deduzidas do Imposto de Renda

Paulo Paim comemorou, da tribunda do Senado, a aprovação da matéria pela Comissão de Assuntos EconômicosPor unanimidade, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (18) o projeto (PLS 309/2012) do senador Paulo Paim (PT-RS), que autoriza as pessoas físicas a realizar doações para os fundos controlados pelos conselhos municipais, estaduais e nacional do Idoso diretamente de sua declaração de Imposto de Renda. A dedução será de 3% do imposto devido até 6% no limite global, considerando as demais doações permitidas por lei.

“Considero esse projeto o mais importante que aprovamos neste mês. O cidadão doa, faz a dedução; ele não perde nada e quem ganha são as organizações que cuidam dos idosos”, afirmou.

Segundo o senador, se todos os fundos de amparo aos idosos começarem a receber recursos por meio das doações espontâneas da população, haverá um salto na qualidade de vida de quem mais precisa. “Daquele imposto que a pessoa terá de pagar, ela poderá deduzir e direcionar para o fundo do idoso até 6%. Acho que é um projeto singelo, humanitário e que poderá resolver em muito a vida do idoso do nosso País. O Estatuto do Idoso, também de minha autoria, veio em boa hora, mas é preciso ter recursos para aplicar devidamente nas políticas públicas para os idosos”, salientou.

Paim fez questão de elogiar o relatório a seu projeto feito pelo senador Fernando Bezerra (PSB-PE), porque as duas emendas apresentadas ajustaram a redação final do texto que seguirá para a Câmara dos Deputados. A emenda acatada pelo senador Fernando Bezerra estabelece justamente que a dedução do IR começará a partir do exercício de 2016, ano-calendário de 2015. A outra emenda trata dos conselhos municipais, estaduais e nacional do Idoso. Esses conselhos deverão seguir os artigos 260-C a 260-L da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tais artigos do ECA tratam dos procedimentos que devem ser seguidos perante a Receita Federal.

Estatuto do Idoso

Marcello Antunes

Leia Mais:

Negligência é a principal violência cometida contra os idosos, aponta Paim

Lei que dispensa idoso de perícia médica já está valendo

 

 

To top