Donizeti apresentou avanços da produção sustentável de alimentos no Brasil

Donizeti apresentou avanços da produção sustentável de alimentos no Brasil

Donizeti relatou aos alemães que o crescimento da consciência ambiental no Brasil contribui para a valorização de uma produção sustentávelA 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21) foi marcada por uma consciência coletiva de que os desafios relativos ao aquecimento global exigem esforços de todos os países no enfrentamento da questão, afirmou o senador Donizeti Nogueira (PT-TO), um dos integrantes da delegação do Senado que acompanhou a reunião, encerrada em Paris na última sexta-feira.

Sobre as metas apresentadas pelo Brasil como compromisso, Donizeti acredita que, embora ambiciosas, têm perfeitas condições de serem cumpridas pelo País. “É preciso ter consciência de que precisamos dar continuidade ao desenvolvimento de forma sustentável e criarmos uma nova relação de consumo. Assim teremos qualidade de vida para todos os brasileiros”, alertou o senador.

Além de acompanhar os debates gerais da COP21 — e que resultaram no mais expressivo acordo multilateral já firmado entre as nações para conter a emissão de gases de efeito estufa —, Donizeti também participou de importantes reuniões de parlamentares dos diversos continentes sobre o tema. Um desses encontros reuniu brasileiros e alemães para debater a redução de emissão de gases do efeito estufa aliada à produção de alimentos. O Brasil hoje tem capacidade de dobrar sua produção de grãos e triplicar a produção de carnes, sem desmatamento, graças ao desenvolvimento tecnológico, que possibilita a recuperação de áreas degradadas.

A comitiva de parlamentares brasileiros apontou aos alemães os avanços alcançados no País com o novo Código Florestal, que estabelece importantes ferramentas para evitar o avanço do desmatamento, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os Planos de Recuperação Ambiental. Outro avanço apresentado aos alemães é a opção do governo Dilma de criar o Plano Nacional de Recuperação da Vegetações Nativas (Planaveg), que tem como objetivo reflorestar 12,5 milhões de hectares de florestas, além da criação do monitoramento e controle sistemático de todos os biomas brasileiros.

Questionados pelos parlamentares alemães sobre a produção de alimentos transgênicos, como a soja e seu uso para alimentação de animais, os brasileiros informaram que o Brasil tem condições de aumentar a produção de alimentos orgânicos, havendo aumento da demanda do mercado consumidor. “Os brasileiros, hoje, mais têm consciência da importância de uma produção sustentável e tem consumido mais alimentos orgânicos. Isso é importante porque com o aumento do consumo, os preços diminuem e mais pessoas terão acesso a uma alimentação mais saudável”, destacou o senador Donizeti Nogueira.

Avaliação final
Antes de retornar ao Brasil, a comitiva de parlamentares se reuniu com a delegação brasileira que participou da COP-21 para avaliação do texto final e das Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas (iNDC) apresentadas pelo Brasil.

O documento, assinado por 195 países após a negociação entre chefes de Estado, ministros da área e diplomatas, não supre completamente a necessidade do planeta e terá um custo de US$ 1,5 trilhões. Se toda as iNDCs apresentadas forem cumpridas, ainda teremos um déficit de 12 milhões de toneladas de emissões de gases poluentes.

 

Assessoria do senador Donizeti Nogueira

To top