Pesquisa

73% dos eleitores rejeitarão deputados favoráveis a Temer

Para 73% d@s entrevistad@s por levantamento do Ibope, deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018
73% dos eleitores rejeitarão deputados favoráveis a Temer

Foto Lula Marques/Agência PT

Com a proximidade da votação que pode afastar Michel Temer da presidência da República, na Câmara Federal, aumenta a pressão sobre deputadas e deputados. E a decisão sobre o caso pode até mesmo afetar o cenário político. Segundo pesquisa Ibope feita com mil eleitores maiores de 16 anos, a(o) deputada(o) que votar contra a abertura do processo contra Temer, na quarta-feira (2), não merece ser reeleito em 2018.

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), a população está convicta de que a única forma de estancar a ida do Brasil ‘ladeira abaixo’ é aprovação da abertura do processo contra Temer na Câmara. “Se isso não acontecer, mais dois processos criminais virão. E o povo brasileiro terá que conviver com essa tortura até as eleições de 2018”, afirmou.

O levantamento foi encomendado pela Avaaz, uma rede de ativistas que faz mobilização social pela internet em todo o mundo, e divulgado em primeira mão pela rádio CBN.

Ainda de acordo com a pesquisa, 81% d@s entrevistad@s se disse favorável à abertura do processo. O maior percentual entre os favoráveis ao prosseguimento do caso (90%) é entre os mais jovens, que tem entre 16 a 24 anos. 70% dos que tem 55 anos ou mais também pensam assim.

E tem mais: 79% dessas(es) eleitoras(es) concordam com a avaliação de que a denúncia contra Temer é correta e a(o) deputada(o) que votar contra a abertura do processo é “cúmplice, da corrupção”.

A pesquisa foi realizada entre segunda e quarta-feira da semana passada. Os entrevistados foram selecionados dentro dos municípios de maneira aleatória. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

*Com informações da rádio CBN

To top